
Escrever sua lista de tarefas está te deixando mais estressada do que organizada? Um bom TO-DO deve ser simples e produtivo, sem grandes segredos. Embora pareça que escrever todas suas minuciosas tarefas é uma boa ideia, pode ser mais melhor trabalhar um algo mais simples.
Eu sempre digo que planejamento e organização é tão único quanto você, mas estou compartilhando algumas maneiras de tornar o seu TO-DO mais simples e focado que vai te ajudar na hora certa a cumprir todas as tarefas.
Também criei um to-do printable grátis para te ajudar a seguir todas as dicas. Confira:
1 – Comece limpando a bagunça
Da sua mente e não do guarda-roupa (no meu caso seria bom fazer os dois)! Fazer um detox do cérebro é o primeiro passo para criar uma lista de tarefas mais simples.
Se você não experimentou, esta é uma maneira eficaz de limpar a mente de todos os pensamentos e preocupações em excesso, principalmente se forem como eu, que vive preocupada com o futuro, o passado, os boletos, coisas que precisamos fazer e coisas que achamos que precisamos fazer… O detox do cérebro vai te ajudar a pensar com mais clareza e se concentrar no que é importante.
Veja como fazer um detox do cérebro para criar um TO-DO mais simples:
Pegue uma folha de papel simples, aquelas de caderno mesmo e uma caneta. Por alguns minutos, anote tudo o que vier à sua cabeça. Não precisa pensar muito e nem se preocupar se a maior parte do que você escrever parecer besteira. Apenas deixe tudo sair. Você pode acabar escrevendo tarefas que você precisa fazer, coisas que você precisa lembrar, algo bonito que alguém te disse, um livro que você quer ler mas não lembrava o nome, compromissos agendados, coisas que estão te preocupando ou possíveis soluções para um problema.
Conforme você escreve, use linhas e setas para juntar todos os itens relacionados. Sublinhe ou realce tudo o que é importante ou prioritário. Sem problemas se tudo parecer confuso ou escrito por toda a página!
Agora que está tudo pra fora, você não se sente melhor? Você criou um espaço muito necessário em sua mente e deu ao seu cérebro a chance de processar e organizar toda essa informação. Ufa!
Agora você tem uma imagem mais clara do que precisa ser tratado hoje e do que pode realmente ser esquecido. Use essa clareza para simplificar sua lista de tarefas, adicionando apenas o que é importante hoje.
2 – Tenha um propósito para o dia
Agora que você esvaziou a cabeça e está se sentindo um menos sobrecarregado, é hora de definir suas prioridades e seus valores. Seus valores são as ideias e crenças que mais importam para você, como felicidade, saúde, generosidade, riqueza ou realização da família.
Todos dias pergunte a si mesmo: “Para que meu dia seja bem vivido, o que preciso alcançar?”
Considerando o propósito do seu dia, antes de ler sua lista de tarefas ou começar a trabalhar, vai te ajudar a sair com o pé direito. Você saberá para onde está indo e quais ações ajudarão você a chegar lá. Escreva seu propósito em um post-it ou em um cantinho do seu planner/bujo.
Agora, apenas coloque as tarefas no T-DO de hoje, se completá-las irá direcioná-lo para a finalidade do seu dia.
Mantenha seu propósito na frente de sua mente enquanto escreve suas tarefas e tome decisões ao longo do dia. Se tudo der certo, no final do dia seu senso de realização vai ser muito maior.
3 – TOP 3: Suas tarefas devem ser separadas dos hábitos diários
Tem um post aqui no blog sobre como o habit tracker facilitou a minha rotina. São as pequenas tarefas diárias que não precisam estar no meu to-do e sim, no habit tracker para um controle do que foi feito. Hábitos como fazer o café, tirar o lixo e alimentar os bichos, precisam ser feitas estando ou não na nossa lista de tarefas.
Se você está preenchendo suas listas de tarefas com hábitos diários regulares, pare agora!
Mantenha na sua lista apenas as coisas mais importantes, defina um TOP 3 todos os dias, realce o que é realmente urgente e não pode ser adiado e certifique-se de completar estes três primeiros antes de passar para as tarefas secundárias.
4 – Anote e use um sistema
Qualquer tipo de papel serve para uma boa lista de tarefas, okay um bloco de notas fofo ajuda né? Mas a questão é anotar e não digitar.
Eu sei que muita gente se adapta muito bem aos meios digitais como o Trello, Evernote ou Google Task, mas estudos mostram que, estamos mais propensos a lembrar das tarefas se as anotamos, com caneta e papel, ao invés de digitar no computador ou celular. Além disso, há menos distração ao usar caneta e papel – sem Facebook, e-mail ou Whatsapp para nos afastar!
E o melhor jeito de ter uma lista de tarefas simples e bonita, é mante-la em um sistema, seja um planner, agenda ou bullet journal. Desde que você tenha o hábito de vê-lo todos os dias. Evite anotar as tarefas em post-it por toda parte, eu ainda erro nisto, deixo até dentro da geladeira minha lista de compras e esqueço de pegar na hora de ir no mercado.
Aproveite e leia também: Onde comprar planner 2019
Qualquer lista que você escreve em uma folha solta, coloque dentro do seu planner, seja com washi tape, durex, cola, cuspe, qualquer coisa.
E finalmente, revise sua lsita no final de cada dia. Marque as tarefas que foram concluídas e risque aquelas que não são mais importantes. Mova todas as tarefas incompletas para a lista de tarefas do dia seguinte, use símbolos, canetas, cores, adesivos diferentes para marcar suas tarefas, crie um sistema, torne tudo isto um hábito e te juro que será muito mais fácil completar seu TO-DO.
[BÔNUS] Baixe um TO-DO simples
Simplificar sua lista de tarefas é realmente saber onde concentrar sua atenção. Eu uso as técnicas acima todos os dias e minhas listas de tarefas são simples, focadas e de propósito. Escolha sua técnica favorita de cima e implemente agora!
Aproveite e faça download da lista de tarefas para imprimir grátis que criei exclusivamente para vocês, clicando no botão abaixo!
Respostas de 40
Que ótimas dicas.
Beijinhos
http://virginiaferreira91.blogspot.com
Obrigada!
Eu adorei as dicas, eu tava precisando mesmo. até salvei nos favoritos. | NicenessBeauty
Fico feliz que gostou ♥
Ahhhh que dicas ótimas! Essa do detox eu não conhecia, mas achei demais! Colocando em prática em 3,2, 1! *_*
Beijo!
Cores do Vício
Depois me conta como se sentiu!!
que demais, não conhecia!
Acho fundamental organização pra tudo na vida.
bjs http://www.diadebrilho.com
Sim, organização é super importante!
Gostei muito das dicas, percebi que ainda erro em alguns aspectos.
Charme-se ♡
O importante é tentar 😉
Gostei demais desse post, bem bacana fazer esse tipo de listinha para se organizar melhor.
Beijos
Jana Makes Esmaltes e Cia
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Obrigada!
Sei bem como é se preocupar com o futuro, passado, coisas que preciso fazer e que acho que preciso fazer, é sempre uma loucura mesmo. Fiz essa técnica de detox em uma aula na faculdade e realmente ajuda muito! Fazer um top 3 é muito bom pra colocar as coisas que realmente são mais importantes no topo. Quando anoto as coisas no papel a memorização é muito melhor! Adorei as dicas! Vou tentar fazer minha lista de tarefas aqui. 😉
Beijos!
O detox é maravilhoso pra mente e pro corpo também, ajuda a relaxar e pensar com mais clareza. Fico feliz que gostou,
beeijos Thami
Adorei as dicas, as tarefas podem até ser simples, mas querendo ou não nos confundimos nas pequenas coisas. Desde que eu comecei a ser mais organizada, eu consegui ser muito mais produtiva ao dia a dia.
http://www.dosedeestrela.com.br/
Organização faz muito bem e não precisa ser algo complicado ♥
Amei muito essas dicas. Eu consigo ir muito bem com minhas obrigações e tarefas quando eu estou seguindo uma rotina, mas vi essa minha parte organizada desmoronar junto com as férias da faculdade, espero que com a volta às aulas simplifique as coisas… Vou tentar usar algumas dicas dadas por você, principalmente a do habbit tracker…
Carol Justo | Pink is not Rose
Você consegue Carol! Nenhuma organização é perfeita, não se cobre isso, foca no que funciona pra você!
Beijos
Adorei as dicas, vou colocar todas em prática
Bjss
Blog Adriane Araujo
Boa!
amei esse post com boas dicas pra organização! eu comecei varias atividades ao mesmo tempo e to precisando mt me organizar melhor pra conseguir realizar td que eu quero
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Se organizar é um hábito e logo vai você ta fazendo isso como parte da sua rotina 😉
Amei demais essas dicas, as vezes anoto mil coisas nas listas e não cumpro nada! Essa dica de ter um propósito é maravilhosa.
Beijos <3
https://lesjoursdemarcela.blogspot.com/
Então seguir a dica de ter um propósito vai te ajudar bastante!
Beijos
Gostamos das dicas, são ótimas. Organização é tudo, gostamos dessa ideia de ter um propósito para o dia assim sabemos o que fazer para chegar nele.
Beijos
http://www.onlyinspirations.blogspot.com/
Fico feliz que gostaram ♥
Mas porque você escreve no plural?
Olha, realmente
Vou te falar… Nesse caso preciso começar urgente com um detox do cérebro que aos poucos as coisas vão se ajeitando, né???
Adorei as super dicas!
Beijocas da Pâm
Blog Interrupted Dreamer
Então começa, o mais difícil é começar. Depois você vai fazer isso com mais facilidade como parte da sua rotina mesmo
Beijos
Adorei as dicas
Beijinhos, http://damselme.blogspot.com/
Obrigada!
Stephanie gostei muito das suas dicas, as vezes eu me sinto perdida e até com certa ansiedade em fazer listas de tarefas, mas vou experimentar fazer elas com essas dicas que você deu. Amei!
bjs
Ariadne ♥
https://www.devoltaaoretro.com.br
A ansiedade pode vir justamente porque a lista não esta produtiva, tenta fazer uma com essas dicas e me conta se deu certo.
Beijos
Adorei as dicas, estou entrando em um processo de me organizar melhor, suas dicas foram valiosas
Obrigada!
Adorei as dicas, realmente muito boas. Eu confesso que tenho que me organizar mais com relação a isso. Tenho várias coisas pra fazer no dia e acabo esquecendo e não fazendo nada, haha. Preciso de uma “to do list” até pra exercícios da faculdade que esqueço.
Iasmin Guimarães | E agora?
Menina imprima uma e começa, organização é questão de hábito, você vai anotando todos os dias e com o tempo ta fazendo como parte da sua rotina!
Gostei bastante das dicas!
Organização na vida é tudo de bom.
http://www.paginasempreto.blogspot.com.br
Beijos
Fico feliz que gostou ♥
ameeei as dicas, muito obrigada!