Como fazer uma limpeza no blog 1

Feliz ano novo que chama depois do carnaval? É em março que tenho o maior pique de limpeza e organização de todos, as férias da galera termina junto com o carnaval e sinto aquela vontade de colocar os projetos em dia. Melhor coisa para começar com novas ideias de conteúdo é, antes de tudo, fazer uma limpeza no blog e mantê-lo. organizado.

Reformule o Design

Mudar o layout traz um ar muito gostoso de casa nova, o meu layout era o mesmo há mais de um ano e tava na hora de um novo. Mas se você não tem condições de gastar com isso, uma mudança sutil também é bem vinda. Mudar as cores, a ordem da barra lateral, trocar sua foto de perfil e os ícones da redes sociais já dão uma cara nova pro seu cantinho.

Categorias e Tag’s

Aprendi com ORG Blog da Loma Sernaiotto que você precisa organizar suas tags e categorias pensando como se fossem uma gaveta de arquivos.

Vale uma lida neste artigo: ORGblog 10: organize suas categorias

Então para uma limpeza completa do blog, atualize as tags e categorias. Não existe um número ideal de categorias que você deve ter no seu blog, o legal é ter o menor possível e organizar melhor suas tags. Eu limpei todos os posts do blog. Todos. Levei 2 meses, mas valeu a pena. Deletei algumas categorias, movi posts para a categoria certa, criei outras…

As tags deletadas foram mais de 300. O segredo aqui é que você não precisa de várias e várias tags nos posts, só o suficiente pro leitor achar aquele post.
Pense assim: “Se sou leitor do meu blog e quero achar o post X, por onde eu procuraria?” O sistema de buscas do WordPress já localiza a palavra dentro do post, então não precisa lotar de tags.

Vou dar um exemplo prático aplicado aqui no Quase Mineira: as resenhas de livros. Todas são categorizadas em Livros. As tags de cada resenha são, obrigatoriamente aqui, a editora do livro, o autor, se a editora for parceira ou se for publicidade também tem na tag e/ou se o livro for parte de uma trilogia/saga. Só. Não coloco nas tags que o gênero por exemplo, isso tem na página onde listo todas as resenhas.

Percebe-se que se você trabalhar bem SEO do seu blog, não precisa lotar o coitado de informações de busca do conteúdo que o SEO faz isso por você e pelo seu leitor. SEO é bem complexo e se quiserem, faço um post só sobre isso.

Como fazer uma limpeza no blog 2

Limpeza de resenhas literárias

Se você escreve resenhas literárias no seu blog, presta atenção nesta dica. Mantenha um padrão na parte de informações técnicas. Porque deixa seu blog limpo e de fácil de ser rastreado.

Aqui temos duas autoras diferentes, cada uma no seu estilo de escrita, com seu jeito de compartilhar sobre o livro e até com hábitos diferentes de leitura. Mas a parte técnica, onde fica os dados do livro, é tudo igual… Título, editora, gênero, sinopse, nota e onde comprar.

A minha solução para padronizar isso para todo mundo foi o plugin Book Review, ele cria uma ficha técnica que é só preencher com essas informações e pronto.

E onde colocar todos os livros já resenhados no blog? Numa página só pra isso. Eu tinha uma dessas, que tinha que inserir livro por livro manualmente e era um saco, porque como disse, mais de uma pessoa publicando por aqui então era um trabalhão. Este plugin é maravilhoso porque ele já cria esta página automática e acrescenta os livros sozinho!! O único ponto negativo é que esta parcialmente traduzido para o português, mas futuras atualizações devem corrigir isso.

As vantagens

As vantagens de tirar um tempo e limpar seu blog: reformular o design, limpar tags e categorias, atualizar posts antigos (foco nos mais avançados), verificar se o links não estão quebrados, atualizar plugins, limpar o spam dos comentários e conferir o SEO…. São: melhor posicionamento no google, logo mais leitores fiéis e com bom relacionamento leitor – blogueiro, você atrai parcerias.

E foi seguindo tudo isso que o Quase Mineira está bonitinho e organizado! Cheio de novidades para vocês e com várias funcionalidades que só aumentam a vontade de produzir conteúdo de qualidade para vocês ❤