Estou em um processo novo da minha vida chamado: escolher marcas no supermercado favoritas de acordo com o custo x benefício e não de acordo com o que minha mãe compraria.
Então resolvi compartilhar como esta sendo com vocês essa fase, mas antes deixa eu voltar minha história um pouquinho para você que é novo aqui no blog.
Eu moro sozinha há pouco tempo (da data que esse post foi escrito), mas não aprendi a me virar sozinha há pouco tempo não. Não sou aquelas pessoas que se jogaram no mundão sem saber cozinhar ou limpar a casa e acabaram perdidas. Muito pelo contrário, eu cresci sendo a mais velha de 5 filhos, minha mãe sempre trabalhou então eu sempre cuidei de tudo em casa, desde o preparo da comida até a faxina mais pesada, então eu conheço o que precisa ser feito e com quais produtos.
Leia também: Saindo do ninho: prós e contras de ir morar longe da família
E também sou formada em Gastronomia, trabalhei muito tempo na cozinha, então conheço ingredientes. Mas!
Em casa, as marcas sempre foram as mais baratas, uma coisa ou outra minha mãe fazia questão que fosse específico, como o sabão em pó OMO Multiação, detergente Ypê e arroz Camil ou Tio João….
Nos restaurantes, é sempre por atacado, então nunca nem vi marca de nada enquanto trabalhei nessa área.
Volta pros tempos atuais… Agora que faço mercado só para mim, eu percebi que automaticamente comprava o que minha mãe sempre comprou, o mesmo sabão, o mesmo arroz, o mesmo molho de tomate. Mas eu preciso?
Não estou falando que vou comprar o mais caro, mas o custo x benefício só pra mim é outro afinal, as coisas são em menor quantidade e dura horrores lá em casa. Não preciso de 4 caixas com uma dúzia de leite cada uma por mês igual lá na minha mãe, preciso de 3 litros só. Então descobri que gosto do semi desnatado da Piracanjuba e não do integral mais em conta.
Toda essa filosofia de mercado (coisas de humanas como diria meu namorado), surgiu quando eu fui comprar sabão em pó Omo Multiação. Que não nego ser maravilhoso, mas senti necessidade de testar outros. Então comprei Ariel. Ainda não tenho uma opinião formado sobre eles, estou testando. O mesmo acontece com o amaciante, gostei mais do Ypê do que Confort por enquanto, mas quero comprar Downy.
A ideia do post sobre minha filosofia de marcas no supermercado veio ontem quando fui automaticamente comprar o molho de tomate da Fugini e resolvi que podia comprar o da Heinz que tem pedacinhos de tomate (esse eu já adianto que virou meu favorito). Paguei 30 centavos a mais, mas eu só ia comprar um só mesmo e não 10 unidades para todas as várias pessoas que moram lá na minha mãe.
A questão é que acho que esta enraizado essa ideia de seguir as marcas que os pais indicam e você nunca nem para pra testar, minha mãe usava omo porque minha avó usava omo. Quantos anos tem Omo gente?* :O
*Eu pesquisei e Omo existe desde 1908!
Então me indiquem nos comentários, marcas de produtos que vocês usam, pode ser de qualquer coisa de mercado. Vamos trocar figurinhas de donas de casa ♥
Você também irá gostar de
Deixe um comentário Cancelar resposta
23 Comentários
Disclaimer
Todo o conteúdo publicado aqui no Quase Mineira e suas redes sociais, são 100% originais. Imagens retiradas da internet são devidamente creditadas ou estão linkadas na página do blogroll. É proibido copiar parcial ou total sem prévio aviso (Lei do Direito Autoral Nº 9.610 de 19/02/1998).
Se você detêm direitos autorias sobre qualquer imagem aqui no blog e deseja sua remoção, entre em contato:
Comecei a pensar mais sobre custo e benefício de uns tempos pra cá, antes era o que estava mais barato, acho que é uma cultura que já trago de família.
Sim, é um hábito que trazemos da família e às vezes a gente nem percebe que da pra mudar
As pessoas tem mania de comprar logo aquelas marcas famosonas que todo mundo conhece, esquecem de ver as outras. Em relação a comida, eu tenho um aplicativo baixado que já até fiz post e vídeo sobre ele lá no blog: http://bit.ly/desrotulandoapp daí eu vou nos produtos mais baratos e passo o scanner desse app pra saber se o produto é bom, se for bom, eu pego e levo mesmo. Já descobri tanto produto bom com esse app… hahaha!
Beijos!
Menina eu conferi esse post e fiquei apaixonada, sério! Já faz parte da minha rotina fazer compras conferindo se tem no app a marca nova pra testar!
menina, muitas vezes a gente fica mesmo presa naquelas marcas que nossos pais usavam, acho que temos que buscar msmo pelo melhor custo x beneficio
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
E as vezes a gente nem percebe que pratica os hábitos dos nossos pais sem pensar no nosso próprio custo x benefício!
Usamos Omo aqui em casa também! Tudo da Heinz é ótimo. Aqui em casa oscilamos em questão de marcas, acabamos comprando de acordo com o valor atual.
bjs http://www.diadebrilho.com
Eu também não acabo comprando minha marca favorita sempre por causa de grana, mas acho bom pra testar a qualidade da mais barata também, que as vezes é boa também e só precisava de uma chance!
No início do meu casamento eu só comprava o que era mais barato porque não tinha noção nenhum dos gastos hahaha Depois fui aos poucos descobrindo marcas novas, porque nem sempre o mais barato é o mais melhor. Mas vou confessar que hoje eu compro omo hahaha Gosto muito mais dele do que dos outros. Mas concordo que não precisamos seguir o que nossos pais usam, precisamos descobrir o que funciona pra gente. Por exemplo, eu sempre comprei amaciante mais barato, mas da última vez que fui no supermercado o Mon Bijou estava em promoção e resolvi comprar ele ao invés do Plush e olha, melhor coisa que eu fiz, minhas roupas estão diferentes ao toque e com um cheirinho maravilhoso! Super recomendo! Mas também quero muito comprar o Downy, mas acho ele tão caro comparado aos outros que não deu coragem ainda rs
Sobre o molho, vou te dar uma dica que a minha irmã me deu. Compra tomate pelado em lata, é mais natural e é ótimo para fazer o molho, é só tacar na panela e cozinhar com temperos ou bater tudo no liquidificador. Nunca mais compro extrato na vida. Ele é um pouco mais caro, mas faço pouca coisa com molho.
Gosto também de usar o uau limpa vidros, o veja x4 sem cloro para o banheiro, comprei um limpa limo daquela marca do pato com cloro ativo e amei porque é mais barato que o veja e é ótimo!
Ai, melhor eu parar porque esse comentário tá ficando gigante hahahahaha
Beijos! =**
Todas as dicas anotadas Cris!! Vou testar todas porque depois quero fazer um post com as minhas favoritas ♥
Essa sua filosofização (nem existe senhor) sobre isso faz TODO sentido. Quando fui morar fora eu morava em república e o dinheiro era bemmmmm pouco, então eu necessariamente tinha que comprar tudo do mais barato. Era economia 100%, mas também tive que acostumar com a quantidade de comida que uma pessoa consumia em uma semana.
Hoje eu e meu marido temos hábito de ler os rótulos e escolher as coisas mais saudáveis, com menos conservantes e tals. Molho por exemplo, achei um da Fugini em pedaços que só tem tomate, orégano, sal e sei lá mais o quê. Zero conservantes. =D
Tento trazer essa pegada mais natural pra gente, coisa que minha mão tem ZERO. Pães sempre 100% integrais, coisas assim. Mas já tenho hábitos bem diferentes dela rsss é doido isso né?
Eu também busco comprar coisas mais saudáveis, o açúcar na minha casa é orgânico e o arroz também, inclusive plantado por produtores da região porque né, é só eu e é tão pouco arroz que o custo beneficio ta valendo. Vou tentar esse molho ai da Fugini!
Nossa eu entendo 100% o seu dilema. Quando fui morar sozinha tive o mesmo problema. É complicado a gente sair da rotina dos nossos pais e criar a nossa própria né? Entender que nem sempre o que serve pra um serve pro outro etc.
No meu caso tive um desafio a mais: eu sou muito muquiraninha com compras domésticas, hahaha! Aí sempre optava por tudo do mais barato. Perdi roupas bonitas até aprender que a gente precisa sim gastar um pouco mais por um alvejante de qualidade rsrs.
Espero ver mais posts desse tipo por aqui (: Vou adorar ver o que aprendeu nessa jornada e que vale compartilhar com a gente!
Abraços
Crescer tem desses aprendizados doidos no meio do corredor do super mercado né? rs
Vai ter mais posts assim sim, podeixar!
Eu sempre compro o mais barato (bem capricorniana). Mas geralmente, minha mãe já tem as marcas que sempre compra então sempre sei qual é.
O bom de morar é poder descobrir o que gostamos mesmo ou oq foi uma construção.
Beijos
Exatamente, eu estou descobrindo o que eu gosto agora ou que só comprava porque minha mãe comprava tbm
Nossa miga, me vi nesse seu post quando fiz minha primeira compra de mercado sozinha na época da faculdade. Também ia pelas marcas da mamis até ir vendo o que melhor funcionava para mim. Agora mudou tudo de novo, pq as marcas aqui são diferentes e a variedade é maior das que tinha no BR, tô testando tudo de novo, do pão ao amaciante haha! pelo menos tô me divertindo nessas novas descobertas!
Nossa ai fora deve ser um sonho porque o tanto de coisa nova e diferente que tem né 😍
haha ai adorei você perguntando sobre Omo e respondendo depois rs
Nossa mas marca é uma coisa muito tradicional mesmo. Ou senão é indicação. Se bem que em casa é assim: se minha mãe compra (o que é raro), ela vai pelo tradicional. Mas como é meu pai que faz as compras, ele sempre vai pelo mais barato haha
Vc ainda está morando em Limeira? Está tão quente quando Campinas?!?!
Meu pai era igualzinho, queria o mais barato e minha mãe ficava super brava hahahah
Eu acho que Limeira é ainda mais quente que Campinas viu? Eu passos os fins de semana em Campinas e não sofro tanto como quando estou em Limeira 🔥
Menina, gostei tanto do seu post quando li – já em um tempo, confesso – que fiquei com vontade de falar do assunto no meu blog também! Só esqueci de vir aqui comentar hahahaha
Eu também passei por esse processo de adaptação morando sozinha e faz todo sentido, pq nem sempre o que é melhor numa casa funciona nas outras!
Ah vou ver seu post, é muito gostoso compartilhar esse tipo de experiências sabe? Você ta no grupo ‘A Odisseia de Morar Sozinho’ do fb? Se não tiver, eu recomendo porque a galera sempre posta dicas ótimas!
Não to não, vou procurar o grupo!