Minha graduação do Muay Thai aconteceu no feriado de setembro e foi incrível. Quero muito compartilhar com você como a prática do Muay Thai mudou toda a minha vida. Mas vamos do começo:
Eu SEMPRE ouvi que começar a fazer exercícios te traz uma série de benefícios, como maior disposição, uma saúde bonita, blablabla wiskas sachês… Nunca levei a sério porque nunca tinha tido vontade de entrar na academia.
Foi o namorado que então sugeriu que a gente praticasse Muay Thai juntos para sair da rotina e desestressar, além de treinar para definir o corpo. No início, foi a morte mas quase 1 ano depois estou aqui dizendo o quanto sou apaixonada pela luta e pela equipe.
O que é o Muay Thai?
O Muay thai ou boxe tailandês, é uma arte marcial originária da Tailândia, onde é considerado desporto nacional. Esta disciplina física e mental que inclui golpes de combate em pé, é conhecida como “a arte das oito armas”, pois caracteriza-se pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos e canelas, estando associada a uma boa preparação física que a torna uma luta de contato total bastante eficiente.
Na equipe INSIDE de Muay Thai, presente em todo país, eu treino de 2 a 3 vezes por semana durante 1 hora. Eu poderia treinar mais? Sim, tem atleta indo duas vezes por dia, todos os dias. Mas o Muay Thai respeita muito o limite do seu corpo.
O melhor é que qualquer pessoa pode começar, não tem idade ou limitações. Eu comecei aos 26 anos, sem nunca ter praticado exercícios antes, com uma forte lesão no joelho e magra muito magra. Diziam até que eu era “fraca demais” para entrar uma luta marcial. Mas aqui estou atleta federada graduada e só no começo.
É importante escolher uma academia com uma equipe que se torne sua família porque no começo é difícil e na musculação, por exemplo, é cada um por si. No Muay Thai é todo mundo junto se ajudando a continuar os exercícios, não desistir do tão sofrido alongamento e torcendo um pelo outro nas competições.
Confira como foi: Campeonato de Muay Thai Pro Fight 5
Minha primeira graduação no Muay Thai
O sistema de “troca de faixa” no Muay Thai vai do prajied branco ao dourado (Grão-Mestre Honorário), eu apenas comecei trocando do branco para o amarelo com menos de 1 ano de treino. O tempo para alcançar maiores prajied varia muito do seu empenho, mas prajied mais altos como marrom, vermelho e preto precisam de anos de treinamento para aprimorar tanto a técnica quando seu físico. Não é difícil porque com o tempo, treinar se torna natural do seu dia e eu sinto muita falta quando não consigo manter a rotina da luta.
A próxima meta agora é virar competidora e conquistar algumas vitórias para a equipe, só preciso ganhar uns kilos e passar a usar lentes de contato rs Mas nada é impossível!
Espero que tenham gostado de conhecer mais do Muay Thai e se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários que eu quero preparar muito conteúdo sobre este esporte ainda.
Um beijo
Respostas de 23
Que incrível. Parabéns pela sua graduação. Queria muito praticar, mas na minha cidade não tem!
https://www.kailagarcia.com
Obrigada 😍 É uma pena que não tenha por ai Kaila ;-;
Que bacana. Temos muita vontade de fazer algum exercício físico e o Muay Thai parece ser um bom exercício.
Beijos
http://onlyinspirations.blogspot.com/
O Muay Thai é maravilhoso!! Eu recomendo vocês procurarem uma aula experimental e testar
nossa que demais! é mesmo muito bom encontrar uma atividade física que nos realize assim né, parabéns pela sua graduação
http://www.tofucolorido.com.br
Obrigada Lívia!
Santa ignorância Stephanie, eu não sabia que existia graduação (e sistema de troca de faixas) no Muay Thai. Parabéns pela conquista! Achei bacana demais isso que você falou sobre um ajudar o outro, essa força coletiva deixa tudo ainda melhor, né? Um beijo! :*
Eu descobri isso só depois que eu entrei também! E a parte de um ajudar o outro é a melhor parte ♥ Obrigada Camila!! Beijão
Que legal Ste!
Que bom que seu namorado te incentivou, foi algo bem positivo pra você 🙂
Nunca tentei luta, mas parece que seria um bom caminho, que legal, parabéns pela graduação!
Beijocas da Pâm
Blog Interrupted Dreamer
Menina eu super recomendo pra mim é muito melhor que academia ♥
Parabéns pela graduação.
http://www.paginasempreto.blogspot.com.br
Beijos
Obrigada!
Aaah que demais! A gente tem essas limitações (psicológicas mesmo) de que a gente não vai se dar bem em um esporte porque nunca fizemos nenhum tipo de exercício antes e tal, mas é balela né. No início do ano eu comecei a fazer tecido acrobático (e parei por motivos de desemprego kkk rindo de desespero, mas espero em breve voltar) e no início é o sofrimento na terra mesmo, mas depois que a gente começa a ver a evolução dos movimentos e da força, dá um gás muito louco, né? Que bom que tu encontrou um esporte tri e que tá se empenhando nele!
Meeeeenina na academia nova tem tecido acrobático e to DOIDA pra fazer uma aula teste me segura :O
Confesso que o Muay Thai eu nunca tive muita vontade de fazer, mesmo as pessoas dizendo que é muito bom pro corpo e tal. Eu queria era o boxe mesmo. É bom aprender essas lutas, principalmente para desestressar e também saber se defender caso algum dia precise né? Você arrasou mostrando pra todo mundo que é capaz simmm! Adorei! Eu tinha deixado pra lá essa ideia de fazer luta, mas seu post me inspirou a procurar uma aula e comecer a fazer, tendo 25 anos mesmo hahaha!
Bejos!
Só vai Thami, o boxe é igualzinho o Muay Thai e tenho certeza que você gostar!!
Nossa, Ste! Que legal isso, parabéns pela graduação.
Que incrível você começar algo assim e um tempo depois já atingir essas conquistas. Que gratificante, né? Eu tinha vontade de começar alguma luta, meu pai fazia judô/karate e eu até me animei um tempo mas desisti, depois queria Kung Fu, mas acabei desanimando também, sei lá. Quem sabe um dia eu tb não comece uma! haha
Fight like a girl <3
Vai no seu tempo que não tem idade para começar ♥
Oi Stephanie, tudo bem?
Parabéns pela graduação!!! Eu sempre quis fazer uma arte marcial, mas confesso que no fundo sinto um pouco de receio, por ser muito magra e acabar achando que vou me machucar. Mas sua experiência me vez pensar mais uma vez a respeito. Obrigada por compartilhar.
Abraços,
Menina eu sou MUITO magra então te entendo e digo: SÓ VAI!!
Adorei adorei! Parabéns pela troca de faixa!! Arte marcial é amor mesmo rsss sou suspeita rss
Obrigada Chell!! Sigo apaixonada pela luta, mas doida pra testar uma aula da faixa viu
Olá Stephanie Q legal e parabéns!!! Mas achei estranho a graduação aí… Pq eu lembro Q era branco, branco ponta vermelho, vermelho, vermelho ponta azul, azul, azul ponta azul escuro, azul escuro, foi a onde eu parei para começar no jiu-jitsu. E então não lembro mais qual vem depois dessa mas sei Q é azul escuro ponta alguma coisa, acho Q é ponta preta não recordo. 👊🏼😉👍🏼