Photo credit: Virtualdavis.com
Photo credit: Virtualdavis.com

Keri Smith é uma artista conceitual canadense e autora de vários bestsellers sobre criatividade. Seus livros têm sido traduzidos e publicados no Brasil desde 2013 pela Intrínseca.

Em 2012 eu comecei o meu Wreck This Journal e me apaixonei completamente. Documentei todos os meus passos de destruição num Tumblr, mas acabei abandonando um pouco antes do fim.

Infelizmente acabei perdendo o fôlego pra todos os outros livros interativos, mas tenho quase todos os livros da Keri e pretendo continuar colecionando-os. Vai que um dia a gente volta né?

 

Keri Smith - Livros 1

Wreck this Journal

Traduzido como Destrua este diário, o livro tem como proposta estimular a criatividade e questionar convenções. Somos convidados a rasgar páginas, rabiscar, manchar e até mesmo levar o livro para o banho.

É bem difícil “aceitar” a destruição de um livro, os primeiros desafios são os mais complicados. Mas quando entrar no clima, você já não vai mais se importar tanto e vai acabar fazendo coisas assim:

WTJ 2

This is not a Book

Também traduzido pela Intrínseca (Isto não é um livro), ele é bem parecido com o livro anterior, mas ele te força um pouco mais para fora de sua zona de conforto. O livro apresenta desafios a cada página, coisas como: Leia algo que você escreveu em voz alta, onde outras pessoas possam ouvir.

Esses desafios mais “ousados” acabam tornando a experiência mais difícil, então definitivamente ele não é o melhor livro pra começar a jornada pelos livros interativos.

Mess

Mess ainda não foi traduzido, mas seu nome em português seria, basicamente, “bagunça”. Ele exige que você faça o oposto do que foi ensinado toda sua vida, sendo um lugar para se deixar fluir sem se preocupar em organização ou limpeza. As únicas três regras do livro são: Não tente fazer algo bonito; não pense muito; e continue a qualquer custo.

Apesar de não ter começado o meu, pelo que folheei, ele é o mais divertido dos três!

Finish this Book

Keri Smith estava passeando por um parque quando encontrou um livro de conteúdo misterioso. As páginas, soltas e embaralhadas, pareciam incompletas, e a capa exibia as palavras “Manual de instruções”. Diante desse material curioso, ela decidiu transferir para outra pessoa o desafio de decifrar o que há por trás dessa história estranha. E é você quem tem a missão de completar o conteúdo da obra desconhecida.

Também traduzido pela Intrínseca, “Termine este livro” te ensina a decodificar mensagens criptografadas, reconhecer padrões e outras habilidades necessárias para decodificar o livro.

E aí? Vocês têm algum desses livros? Como foi sua experiência?

Logo logo tem mais post sobre o restante dos livros da autora!

BEDA 2016 | Quase Mineira