Boll Burnett e Dave Evans
Desenvolvimento pessoal
Rocco
2017
303
Tudo ao nosso redor é resultado do design thinking ou pensamento de design – da cadeira em que o leitor provavelmente está sentado ao seu smartphone, passando por toda sorte de objeto mais ou menos elaborado que utilizamos no dia a dia – cada projeto começou como um problema a ser resolvido. Partindo desse princípio, Bill Burnett e Dave Evans, profissionais do Vale do Silício que são referência em design e inovação e professores em Stanford, criaram um método eficiente que ensina como usar as ferramentas básicas do design para projetar uma vida criativa e produtiva. Em O design da sua vida, versão em livro de um dos cursos eletivos mais disputados na prestigiada universidade na Califórnia, eles mostram que o mesmo pensamento responsável por criar produtos e ambientes que aliam eficiência, tecnologia, praticidade e beleza pode ser aplicado por qualquer pessoa para construir uma carreira e uma vida de realização e alegria.
Essa é mais uma história de como eu escolho livros sem ler a sinopse.
Nesse caso em específico, eu sequer li o subtítulo: “como criar uma vida boa e feliz“. E, ao passo que muita gente me julga como louca quando eu menciono que escolho livros pelo título ou pela capa, fica aqui a prova de que isso pode funcionar muito bem.
Se eu tivesse lido o subtítulo e a sinopse, eu muito provavelmente nunca abriria esse livro. Com essas informações eu classificaria o livro como autoajuda e passaria longe. Eu já tentei ler livros do tipo e nunca tive muita paciência para persistir na leitura e tirar um bom proveito de seu conteúdo.
Dessa vez, entretanto, o título me chamou atenção por motivos óbvios: sendo designer, é óbvio que eu iria querer ler um livro sobre o tema.
Quando o livro chegou em casa eu li o subtítulo e torci o nariz. Mas segue o baile né, já que estamos aqui mesmo…
Na segunda página eu já tinha me arrependido da torcida de nariz. Talvez esse livro fosse exatamente o que eu precisava ler no momento.
Todos nós temos problemas. (…) Às vezes nossos problemas parecem tão complicados que nem tentamos resolvê-los. (…) Decidir quais problemas resolver é uma das decisões mais importantes que você pode tomar, porque é possível perder anos (ou a vida inteira) no problema errado.
Bill e Dave apresentam, nesse livro, como a estratégia de design thinking – um método de soluções de problemas muito usado nos projetos de design – pode ser aplicado para solucionar problemas de vida. Como avaliar as possibilidades e fazer escolhas? Como encarar problemas? Como criar soluções?
Os dois autores são professores da faculdade de Design de Stanford, e ministram lá um curso eletivo exatamente sobre esse tema. Embasado em várias pesquisas e estudos, e comprovados pelas experiências das turmas de Bill e Dave, o livro traz muitas “lições” que já conhecemos, mas que tememos admitir – e, principalmente, agir. Mas, ao mesmo tempo, traz muitos novos pontos de vista e exercícios que têm como finalidade ensinar o leitor a avaliar sua vida atual e suas escolhas, entender o que o faz feliz e o que incomoda e, principalmente, como traças soluções para alcançar o maior objetivo: uma vida boa e feliz.
Preciso dizer o tanto que esse livro me surpreendeu?
E, o melhor de tudo, foi o timming. Leram meu último post? O livro se alinha MUITO com o estado de espírito que eu estou vivendo no momento, servindo para dar fôlego e respaldo a essa vontade de fazer planos e mudar.
O ponto é que você não precisa saber tudo para o resto da vida – você só tem que criar a bússola baseado no que a vida é para você agora.
Eu sinceramente recomendo esse livro pra TODO MUNDO, do fundo do meu coração. Especialmente para quem, assim como eu, tem se vido perdido e sem saber muito bem qual é o próximo passo ou em que direção seguir.
Meus amigos que aguardem, porque eu provavelmente vou distribuir alguns exemplares como presentes de natal.
Você também irá gostar de
Disclaimer
Todo o conteúdo publicado aqui no Quase Mineira e suas redes sociais, são 100% originais. Imagens retiradas da internet são devidamente creditadas ou estão linkadas na página do blogroll. É proibido copiar parcial ou total sem prévio aviso (Lei do Direito Autoral Nº 9.610 de 19/02/1998).
Se você detêm direitos autorias sobre qualquer imagem aqui no blog e deseja sua remoção, entre em contato: