O Grito Book Cover O Grito
Lucas Antônio
Crônicas e Contos
Drago
2019
100
O Grito ou como fazer do seu coração uma bigorna – Lucas Antônio 1

O livro, está escrito em um formato anacoluto. Sendo que em grande parte dos parágrafos, por serem bem escritos a tendência de voltar a rele-los é muito grande. A leitura é muito prazerosa e envolvente, pois tende a chamar a atenção para os sentimentos mais populares, no entanto, mais complexo de lidar. O livro não traz respostas nenhuma. Não abraça a tristeza, mas escuta as pessoas de forma a dar um pensamento a respeito de si mesma, e de como vive. 

É um livro poético. É um livro emblemático. É um livro de filosofia de vida. Ele ensina que as pessoas tem que a todo momento se transformarem em algo que está além delas mesmas, porque há situações que não se pode suportar como somos. Então transformamos a nós mesmos e não a situação. Em outras palavras, é preciso substituir o coração por algo que foi feito para ser atingido por pancadas. É preciso que o coração seja uma bigorna. 

O livro está disposto em uma forma de diário, onde o autor não fala do que passou diretamente. Ele apenas bola histórias com um enredo da qual se é possível explicar a situação da qual ele viveu, e como ele lidou com isso. O livro está em crônica escritas de maneira coerente com os outros textos na sequência. Pode ser lido de vários modos, no entanto, cada pessoa por ser diferente uma da outra, e por ter uma vida diferente, vai interpretar de sua maneira. 

Mas o livro ouve a todos.

O Grito ou como fazer do seu coração uma bigorna

Meu ritmo de leitura este ano está bem devagar comparado aos anos anteriores, é essa rotina de morar sozinha e trabalhar fora, cuidar dos bichos, fazer academia, namorar… Então eu precisava de um incentivo para lidar com o bloqueio literário.

Foi então, que em boa hora, o Lucas Antônio entrou em contato comigo oferecendo seu livro para conhecer. Ele é da minha cidade, Poços de Caldas. E apesar, de não ter boas experiencias com autores nacionais, eu dei uma chance só pelo fato dele ser de Poços #saudades

O livro “O Grito” não é um história de amor ao animais, como me foi passada que seria. No início até parecer ser, você conhece Fédon, que esta viajando para uma cidade, mas o sentido acaba aí. O livro é poético em formato anacoluto.

O Grito ou como fazer do seu coração uma bigorna

.anacoluto
período iniciado por uma palavra ou locução, seguida de pausa, que tem como continuação uma oração em que essa palavra ou locução não se integra sintaticamente, embora esteja integrada pelo sentido; p.ex., no provérbio quem ama o feio, bonito lhe parece (que corresponde à frase canônica o feio parece bonito a quem o ama ); anacolutia, frase quebrada.
Exemplo: “Eu, toda vez que chego, você me chama pra conversar.”

Então me pareceu muito complexo entender o que esteja acontecendo até pegar reflexões que me fizeram entender o sentido do livro.

Ele fala sobre sentimentos e sobre quem somos. Em apenas 100 páginas, o Lucas Antônio conseguiu transmitir uma análise muito bonita da vida.

O Grito ou como fazer do seu coração uma bigorna

“Quando estamos sem argumentos contra os conflitos do mundo, oramos, choramos, ou gritamos. Até o coração entender, até a bigorna aparecer.”

Resenha de “O Grito” em vídeo:

Eu recomendo conhecer esta obra brasileira e poética. Clicando neste link, vocês tem mais informações sobre o livro e o ator. E pra aproveitar, compartilhem comigo uma obra nacional imperdível ♥

Um beijo