Gilian Flynn
Mistério
Intrínseca
2015
256
Uma narrativa tensa e cheia de reviravoltas. Um livro viciante, assombroso e inesquecível. Recém-saída de um hospital psiquiátrico, onde foi internada para tratar a tendência à automutilação que deixou seu corpo todo marcado, a repórter de um jornal sem prestígio em Chicago, Camille Preaker, tem um novo desafio pela frente. Frank Curry, o editor-chefe da publicação, pede que ela retorne à cidade onde nasceu para cobrir o caso de uma menina assassinada e outra misteriosamente desaparecida.
Desde que deixou a pequena Wind Gap, no Missouri, oito anos antes, Camille quase não falou com a mãe neurótica, o padrasto e a meia-irmã, praticamente uma desconhecida. Mas, sem recursos para se hospedar na cidade, é obrigada a ficar na casa da família e lidar com todas as reminiscências de seu passado. Entrevistando velhos conhecidos e recém-chegados a fim de aprofundar as investigações e elaborar sua matéria, a jornalista relembra a infância e a adolescência conturbadas e aos poucos desvenda os segredos de sua família, quase tão macabros quanto as cicatrizes sob suas roupas.
Camille Preaker é uma repórter policial no Chicago Daily Post e é convocada pelo seu chefe a cobrir o que parecem ser assassinatos em série acontecendo em sua cidade natal: Wind Gap. Uma menina foi assassinada há alguns meses e agora outra está desaparecida. E, poucos dias após chegar na cidade, Camille é uma das primeiras pessoas a encontrar o corpo da segunda menina.
Inicia-se aí o envolvimento de Camille na investigação do caso. Richard Willis, um detetive de Kansas City é emprestado para a cidade, já que o corpo policial de Wind Gap não tem experiência com crimes mais graves.
Richard conta com a ajuda de Camille para conhecer melhor os habitante da cidade e seu histórico, mas a investigação anda a passos lentos, sem ter muitas pistas nas quais se apoiar.
Enquanto isso, acompanhamos o conflito de Camille: ela tem problemas com sua mãe e seu padrasto, e sua meia-irmã mais nova é a típica duas caras: a menina exemplar da mamãe enquanto está em casa e a personificação da menina popular e malvada quando está andando pela cidade com suas amigas.
Além dos problemas familiares, Camille também trava uma batalha consigo mesma. Seu corpo é coberto de cicatrizes que formam palavras diversas, compulsão que começou mais de uma década antes e motivo de sua internação em uma clínica psiquátrica.
“Eu me corto, sabe? E pico, e fatio, e gravo e furo. Sou um caso muito especial. Eu tenho determinação. Minha pele grita, vê? Está coberta de palavras — cozinha, cupcake, gato, cachos —, como se um garotinho com uma faca tivesse aprendido a escrever em minha pele.”
Assim como em “Garota Exemplar“, a autora apresenta a história aos poucos, o que faz com que você, a cada capítulo, se convença que uma nova teoria é a correta para solucionar o mistério para, ao final, surpreender completamente o leitor com uma hipótese há muito abandonada.
Gillian Flynn escreve de forma visceral, descreve detalhes sangrentos, cria personagens fortes e complexos e trabalha muito bem as relações entre eles. Alguns podem ficar agoniados com detalhes tão explícitos, mas eu gosto bastante desse estilo de escrita que não tem medo de desconcertar o leitor quando lhe convém.
Respostas de 14
Eu estou para ler Garota Exemplar desde o meio do ano passado e, apesar de todo mundo ter me falado super bem do livro, ainda nem encostei no coitado. Mas eu ADOREI a forma como Objetos Cortantes parece se desenvolver, e “visceral” parece mesmo ser a palavra certa. Decididamente, depois dessa resenha quero ler os dois títulos. Espero gostar!
Menina vai ler Gillian Flynn que tu vai amar!
Eu ainda não li nada da autora, mas sei que falam muito bem de garota exemplar! Eu amei a resenha e fiquei com mega vontade de comprar o livro! Ando na vibe de um mistériozinho
Oi Kamii! Espero que curta o livro!
Pelo que vi nesses dois livros, o estilo da autora é bem marcado, então se gostar de um é só sucesso com os outros também! haha
Gente, fique fascinada na história. Não conhecia a autora, nem o livro Garota Exemplar. Incrível essa história, me deixou mega curiosa, e parece ser um livro de ”terror” com suspense. Quero muito ler, e saber como ela vai lidar com isso. Amei, beijos <3
Vem visitar meu blog? ♥
http://www.super-caprichada.blogspot.com.br
Não tem muito de terror não, mas deixa a gente bem aflita, querendo chegar logo na solução do mistério haha
Não conhecia esse livro ainda. E nossa 52 livros? Queria conseguir haha Leio uns 20 e já acho mt ;((( Bjs
http://www.mayaravieira.com.br
oi, oi.
ain, gente! preciso desse livro com urgência. só a sinopse dele já me deixou super curioso. <3 parece ter muita suspense, mistério… apesar de ser uma trama policial e não ser o meu gênero preferido, curti demais esse lance de fatos ocultos na história e a escritora ter uma ótima narrativa. <3
bjs!
Não me venha com desculpas
Oiê!
Eu geralmente tenho um pouco de preguiça de livros policiais. Gosto da ideia, mas aí começo ler e zzzzzzzz,
mas a narrativa dessa autora me conquistou demais!
Beijos!
Nossa! Meio “macabro” esse livro, hein?! hahaha Curti! Já quero ler!
Adorei o seu cantinho! 😍
Convido-te a conhecer o meu blog! Se gostar, comente e siga-me! 💗
Fique com Deus!
Beijos, 😘
Renatinha Araújo.
Eu tenho muita vtd de ler esse livro, tanto que ele está na minha lista de futuras leituras, mas ainda estou criando coragem pra começar a ler por que como vc disse esse é um livro bem explicito e como eu me identifiquei com a personagem em alguns detalhes da sinopse, eu tenho medo de esse ser um livro que me toque muito de alguma forma e eu acabe me arrependendo de compra-lo para ler, haha. Mas enfim, não resisto a livros que envolvam mistério.
Beijo, http://www.apenasleiteepimenta.com.br
Oi Leslie!
Não sei se posso me dar ao luxo de te dar alguma dica porque não tive essa identificação com a personagem, mas tenta ler aos pouquinhos (: assim vais poder sentir se estiver te afetando, parar e ler alguma coisa diferente antes de voltar (:
Faz muito tempo que não leio um livro com este tema, adorei ele! Eu acho que já li a respeito dele, mas não tenho certeza. Garota exemplar é outro livro que morro de vontade de ler <3
Beijão, mariasabetudo ❥
Os dois são ótimos livros do tema! E se não me engano a autora também tem outras obras publicadas que devem seguir mais ou menos a mesma linha também (: