Resistência Book Cover Resistência
Affinity Konar
Ficção Histórica
Fábrica 231
2017
320
Resistência — Affinity Konar 1

Auschwitz, 1944. As gêmeas Pearl e Stasha têm 12 anos quando desembarcam no campo de concentração nazista na Polônia. À medida que conhecem o horror e têm suas identidades fraturadas pela dor e sofrimento, tentam confortar uma à outra e criam códigos e jogos para se proteger e recuperar parte da infância deixada para trás. Mas quando Pearl desaparece sem deixar pistas, Stasha se recusa a acreditar que a irmã esteja morta e embarca numa jornada desesperada em busca de justiça, paz e de si mesma. Livro notável pelo The New York Times; Livro do Ano pela Amazon e pela Publishers Weekly; indicação de leitura dos principais veículos de imprensa norte-americanos, Resistência narra, com uma voz poderosa e única, a trajetória de duas irmãs lutando pela sobrevivência em um dos períodos mais devastadores da história contemporânea e mostra que há beleza e esperança até diante do caos.

Resistência — Affinity Konar 2

Resistência é o livro mais bonito que li este ano, primeiro que olha essa capa, que tem detalhes em alto relevo
E sua escrita é tão cativante que mesmo sendo uma história intensa e carregada, você consegue enxergar beleza e esperança, exatamente como descreve a sinopse.

Os capítulos são de narração alternada, entre as gêmeas Pearl e Stasha, o que te faz entender como gêmeos são tão iguais mas tão diferentes em aspectos que vão muito além da aparência. As duas vão parar no “Zoológico”, uma parte do campo de concentração de Auschwitz, aos cuidado do Dr. Mengele, ou “Anjo da Morte“, responsável por diversas experiencias médicas com crianças durante a Segunda Guerra Mundial, especialmente com gêmeos.

Resistência — Affinity Konar 3

— Conte-me – disse ela, […] qual é a sensação de ter algum valor?
Eu disse que não sabia […]
— Faça o favor de me contar quando você souber – pediu ela. — Eu gostaria de saber.

MAS, pela história ser contada na visão de crianças, não há descrições explícitas. O leitor sabe o que está acontecendo por conta das entrelinhas, nada de pesado é descrito na história. Ainda bem, porque mesmo escolhendo as palavras certas, a autora me fez chorar muito no decorrer do livro.

A guerra mudou a vida das crianças de uma forma que não sou capaz de descrever, por isso fica o lembrete que este livro não é recomendado pra quem tem este gatilho emocional.

Resistência — Affinity Konar 4

Pearl e Stasha são gêmeas fantásticas, você vai amar conhecer suas histórias, vai chorar junto com elas, sofrer, rir, imaginar e chorar mais um pouco, principalmente com o desaparecimento de Pearl e com o tanto que Stasha se afligi com isso.

Uma história luminosa sobre esperança às sombras do Holocausto — Vanity Fair

*livro recebido em parceria com a editora