O movimento Comfort Food (ou comida confortável em tradução livre) busca despertar através da gastronomia, a sensação de “casa de vó”, ou seja, comfort food é aquele prato que lembra momentos especiais que você viveu, a maioria lembra de comida simples da infância, mas isso não é uma regra.
O Comfort Food tem por essência, a simplicidade dos pratos que despertam conforto e bem-estar quando comemos. Isso porque faz você lembrar da férias na casa dos avós, de um almoço em família ou um passeio no shopping. Esse tipo de prato não é necessariamente caseiro – na verdade, o fato de remetermos o conforto à um prato caseiro é coisa de brasileiro.
Meus favoritos em Comfort Food
O mês de Novembro começa com o feriado de Finados que me faz lembrar muito da minha falecida avó. Eu lembro que quando estudei sobre comfort food na faculdade de Gastronomia, um dos exercícios foi imaginar qual prato te remete a um momento de paz e tranquilidade.
O primeiro prato que me veio a mente é o meu favorito da vida: frango caipira com quiabo e angu. Era o tradicional domingo na casa minha avó. Ela matava a galinha logo cedinho porque galinha caipira demora horas pra cozinhar, o quiabo vinha da horta e o angu de milho era ralado na hora, tudo no fogão a lenha do quintal.
Clique aqui e confira a receita completa de Frango Caipira com Quiabo
Um prato comfort food não é da vó e nem da infância é aquele simples que minha mãe preparava quando o dinheiro apertava mas é muito saboroso: arroz, ovo frito, salada de tomate e batata frita (não dessas congeladas, mas feita em casa mesmo). O conforto que esse prato me traz é de lembrar que mesmo quando as coisas em casa estavam muito difíceis, minha mãe dava um jeito criativo da comida ser gostosa.
Esse post surgiu porque não conseguia definir qual minha comfort food de adulta, aquilo que eu como em casa que mexe com minha memória e promove a sensação de bem-estar. Mas consigo colocar o café nessa categoria, é o que busco quando estou estressada, deprimida, sonolenta ou só preciso beber algo quentinho.
Na prática os restaurantes de comfort food não, obrigatoriamente, são os mais simples. Pelo contrário, do mesmo que o fast food pode ir de McDonald’s à hamburgueria gourmet chic da sua cidade, o comfort food pode ir de comida que lembra aconchego, até para comida que envolveu pesquisa e criação. Isso é alta gastronomia! Pesquisa e criação para reinventar conceitos.
Leia também: Aquilo que ninguém te contou sobre Gastronomia
Compartilha comigo nos comentários: qual a sua comfort food? Aquele prato que você degusta sem pressa, com aquele saudosismo e boas memórias? Vamos dividir essa experiência e memórias ♥
Um beijo
Respostas de 39
ai que delícia! tem coisa melhor que confort food? sou do time do arroz,ovo e salada hehe
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
É gostoso demais né ♥
Meu comfort food é o empadão da minha mãe ♥
Charme-se ♡
Acredita que só comi empadão na faculdade? Depois eu nunca mais nem vi ):
Hummm… que delícia de post, me peguei lembrando da sopa de lentilha e do pão caseiro que minha vó fazia, ô lembrança boa…
Bejos…
>>Blog da Gio<<
Pão caseiro faz parte do comfort food de muita gente, quando minha mãe fazia também era maravilhoso ♥
Adorei a dica, ainda não conhecia essa nova tendencia culinária mas parece interessante. Sinto falta de comer comida no fogão a lenha, é uma das minhas lembranças favoritas de quando ia visitar a minha vó.
Beijos boa semana
http://www.bellapagina.blogspot.com.br
Comida no fogão a lenha é tão gostoso, morro de saudades também ♥
Nossa, to salivando aqui com esse franguinho com quiabo! <3
Eu amooo esse conceito, juntamente com o de slow food, duas ideias que aprendi quando tive problemas por comer muito rápido e precisei me reeducar.
Acho que se colocasse algo na categoria de comfort food seriam os "mexidinhos" de ovo com arroz e feijão (como no seu caso, era uma comida dos períodos de aperto financeiro) e uma nada fácil mas que na minha família (italianona) sempre foi obrigatória: as lasanhas de domingo na casa da vó, com massa feita à mão. <3
Ainda bem que já tá na hora da janta por aqui, porque esse post me deu fome! hahahaha
Abraços
Aos mexidos também fizeram (e fazem) parte da casa da minha mãe até hoje, justamente por ser rápido, barato e sempre mata a fome de todo mundo. Mas agora fiquei salivando de vontade de comer uma lasanha com massa caseira hein socorro ;-;
Beijos
É sempre bom comer algo que nos lembra momentos bons. A minha é carne moída com batata. sério, se eu estou triste, feliz, chateada e comer carne moída com batata parece que as coisas melhoram rs
Beijos
Nossa carne moída com batata eu faço sempre em casa porque é prático e fica uma delícia na marmita ♥
Que delícia de blog. É tão legal encontrar gente boa ainda neste mundinho dos blogs.
Mas vamos lá comentar sobre a comida de vó…
Fui criada com minha avó, então a comida lá de casa sempre teve esse gostinho de “casa de vó”.
Mas amava e ajudava ela a fazer pão de queijo.
Obrigada pelo comentário. Beijos!
Pão de queijo feito em casa é OUTRO NÍVEL ♥ Salivei!
Não conhecia esse conceito de comida, acredita? Mas tem tanta coisa que me remete a isso, que fica até difícil de listar kkkkkkkk.
Beijo!
Cores do Vício
Para mim foi difícil listar também, tenho boas lembranças com comida até hoje ♥
Neste fim de semana mesmo eu estava conversando com algumas amigas sobre o prazer que é comer e sentir o sabor dos alimentos. E aí entramos nesse assunto, sobre o ato de comer ser também confortável ao coração.
Creio que o prato que me traz sensação de nostalgia e bem estar é um bem simples também, como o que a sua mãe fazia. Era ótimo chegar da escola e sentir cheirinho de almoço com o básico, carne + arroz + feijão + salada. Era perfeito tirar uma soneca depois do almoço também, kkk.
Porém, ainda mais antigo, quando eu tinha entre dois e seis anos de idade, minha mãe só assava pão ou bolo a tarde, o cheirinho é tão bom pra mim, que hoje, na minha casa, eu só faço bolo entre as três e as cinco da tarda, hahaha, que é pra sentir o mesmo bem estar que eu sentia quando criança.
Enfim, eu amei seu post, pois esse lance de comfort food é muito arraigado em mim.
Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Comida simples e pão caseiro, tem combinação mais gostosa? ♥
Tenho o café também, adoro beber devagar. Sou fã de chocolate/brigadeiro e bolo então como devagar apreciando cada mordida.
bjs http://www.diadebrilho.com
Bolo de brigadeiro, aqueles simples bem molhadinhos com gosto de festa de aniversário da infância sabe? Amo demais ♥
Que nostalgia esse post! Quando lembro da minha avó materna, lembro do charuto e do nhoque que ela sempre faz. Já minha avó paterna, lembro da lasanha. Uma coisa simples que minha mãe fazia que eu amava era sardinha com tomate e cebola, batata frita e arroz e feijão. Eu amava/ainda amo! ❤
https://www.kailagarcia.com
Sardinha com tomate e cebola, eu faço até hoje. É simples e uma delícia, também faço com batata frita e arroz ♥ Nhoque, charuto e lasanha amo tanto ♥ ♥ Ah que fome 🙁
Oi Stephanie,
Minha comida confortável na verdade são várias. é o bife acebolado da minha avó, com arros misturado com feijão do almoço, e aquela farofinha feita na gordura do bife. Ou o macarrão de alho e óleo da minha mãe. Ou a costela que meu pai faz. São muitas comidas, e pra ser sincera, é o tipo de comida que realmente me alimenta e me faz sentir 100% satisfeita.
Abraços,
Ava
Você pegou super a ideia do conceito de comfort food: satisfação! Não importa quantos pratos fazem parte da sua lista, pode ser todos eles, desde que tragam essa satisfação pessoal e barriga cheia ♥
É uma delícia né? Simples., mas muito gostoso
Beijos
http://www.opsquerida.com.br/
AMEI o lembrete de que o alimento pode SIM ser mais saudável e trazer essa mesma sensação deliciosa e que tem tanto a ver com autoconhecimento. Lindeza de explicação e de postagem, como sempre. <3
http://www.semquases.com
Obrigada Vanessa!
Nossa, eu não conseguiria definir qual é minha comfort food preferida hahaha eu amo comer e sou muito indecisa pra isso. Mas uma coisa que eu sei, com toda certeza, é bolo. Nossa, bolo é total minha comfort food – e nem é, necessariamente, uma comida né. Mas enfim hahaha
Bolo é sim uma comida hahaha e pode ser com ctz, sua comfort food! Se traz conforto e satisfação ao comer, então que seja bolo ♥
Adoro esse conceite de conmfort food, principalmente em dias que sei lá, estou meio pra baixo ou dias frios.. tem comidade que parece que nos abraça, né? haha
🙂
Siim, eu gosto principalmente nesses dias também, a comida se transforma em um abraço ♥
Minha comfort food com certeza é pão de queijo quentinho.. me lembra a casa da minha avó.
E sempre que como bife a milanesa lembro da minha mãe!
Meu confort food é o arroz da minha mãe que não tem igual, haha! Adoro o arroz dela! Mas McDonald’s me lembra infância, porque eu comia quase que todo final de semana com a minha mãe, haha!
Beijos!
McDonald’s me lembra meu aniversário na infância porque minha mãe só levava a gente em ocasiões muuuito especiais, como o aniversário kk Tanto que é tradição comer McDonald’s no meu aniversário todo ano ♥
Aaaa que legal, Steph! Aqui a relação de comida com aniversário é que só fazem strogonoff, lasanha e etc, quando é aniversário e/ou comemoração, haha! McDonald’s é mais do normal mesmo.
Ah sim, é que minha família sempre foi muito humilde daí Mc Donald’s era só em ocasiões especiais ):
Hummm… demais esse franguinho caipira, hein? Acho confort food a cara das minhas comidinhas da infância mesmo. Comidinha de mãe e de vó… Deu até vontade!
Nossa eu também amo frango com quiabo! Mas nunca comi com angu.
Meu comfy food é miojo haha
Miojo é MUITO comfort food, ele resumo todo o post com ctz hahahah