Comfort Food: entenda esse conceito de forma simples

O movimento Comfort Food (ou comida confortável em tradução livre) busca despertar através da gastronomia, a sensação de “casa de vó”, ou seja, comfort food é aquele prato que lembra momentos especiais que você viveu, a maioria lembra de comida simples da infância, mas isso não é uma regra.

O Comfort Food tem por essência, a simplicidade dos pratos que despertam conforto e bem-estar quando comemos. Isso porque faz você lembrar da férias na casa dos avós, de um almoço em família ou um passeio no shopping. Esse tipo de prato não é necessariamente caseiro – na verdade, o fato de remetermos o conforto à um prato caseiro é coisa de brasileiro.

Meus favoritos em Comfort Food

O mês de Novembro começa com o feriado de Finados que me faz lembrar muito da minha falecida avó. Eu lembro que quando estudei sobre comfort food na faculdade de Gastronomia, um dos exercícios foi imaginar qual prato te remete a um momento de paz e tranquilidade.

O primeiro prato que me veio a mente é o meu favorito da vida: frango caipira com quiabo e angu. Era o tradicional domingo na casa minha avó. Ela matava a galinha logo cedinho porque galinha caipira demora horas pra cozinhar, o quiabo vinha da horta e o angu de milho era ralado na hora, tudo no fogão a lenha do quintal.

Comfort Food: entenda esse conceito de forma simples

Clique aqui e confira a receita completa de Frango Caipira com Quiabo

Um prato comfort food não é da vó e nem da infância é aquele simples que minha mãe preparava quando o dinheiro apertava mas é muito saboroso: arroz, ovo frito, salada de tomate e batata frita (não dessas congeladas, mas feita em casa mesmo). O conforto que esse prato me traz é de lembrar que mesmo quando as coisas em casa estavam muito difíceis, minha mãe dava um jeito criativo da comida ser gostosa.

Comfort Food: entenda esse conceito de forma simples

Esse post surgiu porque não conseguia definir qual minha comfort food de adulta, aquilo que eu como em casa que mexe com minha memória e promove a sensação de bem-estar. Mas consigo colocar o café nessa categoria, é o que busco quando estou estressada, deprimida, sonolenta ou só preciso beber algo quentinho.

Comfort Food: entenda esse conceito de forma simples 1

Na prática os restaurantes de comfort food não, obrigatoriamente, são os mais simples. Pelo contrário, do mesmo que o fast food pode ir de McDonald’s à hamburgueria gourmet chic da sua cidade, o comfort food pode ir de comida que lembra aconchego, até para comida que envolveu pesquisa e criação. Isso é alta gastronomia! Pesquisa e criação para reinventar conceitos.

Leia também: Aquilo que ninguém te contou sobre Gastronomia

Compartilha comigo nos comentários: qual a sua comfort food? Aquele prato que você degusta sem pressa, com aquele saudosismo e boas memórias? Vamos dividir essa experiência e memórias ♥

Um beijo