O colágeno se tornou um produto famoso nos últimos anos por causa dos diversos benefícios que traz para o nosso corpo. Você já se questionou se emagrecimento está entre eles?
Está pensando em incluir o colágeno na sua dieta porque acredita que ele seja um potente emagrecedor? É melhor ter um pouco de cautela. Leia o artigo até o final e, além de descobrir se colágeno ajuda realmente a emagrecer, fique sabendo mais sobre seus benefícios e as formas de consumi-lo.
O que é colágeno?
O colágeno é uma proteína que representa 30% das substâncias proteicas presentes em nosso corpo. Ele não está presente somente na pele, mas também nos ossos, músculos, tendões, vasos sanguíneos e cartilagens.
Sendo assim, o colágeno possui uma atuação bem diversa, sendo responsável por fornecer elasticidade e resistência. Ele está presente de forma natural no nosso organismo. Entretanto, também pode ser ingerido como suplemento, principalmente após os 30 anos, quando a produção natural dessa substância começa a cair.
Colágeno e seus benefícios
Como você já deve ter percebido, os benefícios do colágeno são muito vastos. Tudo depende do lugar do corpo onde ele se encontra.
- Pele:
O colágeno é o responsável por deixar a pele mais firme, hidratada, sem marcas de expressão e rugas. Auxilia a prevenir o envelhecimento precoce, diminuindo a flacidez. Quando ingerido através de suplementação, reduz as rugas já existentes e também auxilia no combate as celulites e estrias.
- Cabelos e unhas:
O colágeno fortalece os cabelos e unhas. Como se não fosse o bastante, ele também promove o crescimento dos fios. Mas se você está com problemas com queda de cabelo, talvez o colágeno não seja uma solução tão eficaz assim.
Hoje, existem muitos produtos no mercado específicos para esse problema. Um que vem fazendo muito sucesso é o Hair Again, que é 100% natural.
- Músculos:
Em relação aos músculos, o colágeno auxilia tanto no aumento da firmeza e tônus muscular, quanto na formação e prevenção da perda de massa muscular magra.
- Articulações:
Além de preservar a saúde das articulações, o colágeno também auxilia em sua recuperação. Ele também diminui as dores causadas pela artrite e ajuda a proteger as articulações durante as atividades físicas.
Colágeno ajuda a emagrecer?
Que o colágeno é perfeito para combater os sinais do envelhecimento e diversos outros problemas você já deve ter percebido. Mas será que ele também pode nos ajudar a perder aqueles quilinhos que tanto desejamos?
Não existe nada comprovado cientificamente, apenas um experimento realizado pelo Escritório de Pesquisa de Produtos da Essentially Yours Industries Corp., que mostra que o colágeno auxilia sim nesse quesito.
O problema é que os próprios responsáveis pelo experimento produzem o colágeno hidrolisado que foi utilizado. Nem preciso dizer que os resultados são um tanto questionáveis, não é mesmo?
A verdade é que o colágeno, apesar de não auxiliar diretamente no emagrecimento, causa uma sensação de saciedade quando ingerido. Sendo assim, considerando que a recomendação é ingeri-lo antes das refeições, isso pode fazer com que você não consuma a mesma quantidade de calorias que você consome normalmente.
Outra forma famosa de consumi-lo é a noite, após três horas de jejum. Consumido dessa forma, o colágeno auxilia na construção de massa magra. Além do próprio crescimento consumir energia do corpo, o aumento da massa muscular implica no crescimento da quantidade de energia utilizada pelo nosso corpo diariamente. Logo, tudo isso provoca emagrecimento.
O problema é que o colágeno por si só não é capaz de fazer tudo isso. O aumento da massa muscular só é possível por meio da prática regular de exercícios.
Sendo assim, o colágeno não é o único responsável pelo emagrecimento, mas sim uma série de cuidados e práticas que você precisa adotar no seu dia-a-dia.
Se o seu objetivo é apenas perder peso, o colágeno não é o mais indicado. Entretanto, existem muitos produtos que podem te ajudar nessa tarefa, um deles é o Kifina. Encontrei duas resenhas muito boas na internet para que vocês tirem suas dúvidas nos seguintes blogs: Usina da Mulher e Gazeta Mercantil.
Como consumir colágeno?
Apesar do colágeno não ajudar a emagrecer, é importante esclarecer que ele também não engorda, seu índice calórico é bem baixo. Na verdade, se trata de um produto que não traz nenhum malefício, exceto se consumido em excesso (aliás, qualquer coisa em excesso é prejudicial).
Dessa forma, vale muito a pena incluí-lo no seu dia-a-dia. Ficou interessada mas não sabe por onde começar? Vou te dar algumas dicas importantes.
Primeiramente, você deve sempre optar pelo colágeno hidrolisado, uma proteína retirada dos ossos e cartilagens do boi depois de passar pelo processo de hidrólise. Isso quer dizer que as moléculas da substância foram quebradas pela água. Logo, ela se torna uma proteína mais absorvível pelo nosso corpo.
As duas formas mais famosas de ingerir a dose diária de colágeno são: em pó ou em cápsulas.
No primeiro caso você precisa misturá-lo bem em algum líquido. Apesar de ser uma boa opção para causar sensação de saciedade, é necessário ter cuidado com a quantidade. Sendo importante sempre fazer a medição com uma colher caso não haja medidor no produto.
A maneira mais prática é tomar colágeno em cápsulas, principalmente se você não gosta do sabor do pó. Assim você não precisa se preocupar em medir a dose corretamente, basta apenas tomar a quantidade de cápsulas indicadas pelo fabricante. Além disso, você pode carregar o seu pote de colágeno para onde quer que você vá.
O número de marcas de colágeno hidrolisado é gigantesco. Mas fique atenta para não ser enganada! Existem muitas marcas oferecendo resultados milagrosos, mas que na verdade não cumprem nem com a metade do que prometem.
Pensando nisso, após uma pesquisa criteriosa, trouxe duas marcas que realmente atendem às nossas necessidades: Renova 31 e Bellecaps.
Então, está pronta para incluir o colágeno na sua vida e desfrutar de todos os benefícios que ele pode trazer? Caso tenha ficado com alguma dúvida não deixe de conferir o Guia Completo do Colágeno.
Um beijo 💕
Você também irá gostar de
Disclaimer
Todo o conteúdo publicado aqui no Quase Mineira e suas redes sociais, são 100% originais. Imagens retiradas da internet são devidamente creditadas ou estão linkadas na página do blogroll. É proibido copiar parcial ou total sem prévio aviso (Lei do Direito Autoral Nº 9.610 de 19/02/1998).
Se você detêm direitos autorias sobre qualquer imagem aqui no blog e deseja sua remoção, entre em contato: