Plantas medicinais de A a Z

Você provavelmente já leu, assistiu ou jogou algo onde o herói acaba se debilitando devido a sua jornada e um sábio ou uma curandeira tratou de seus ferimentos utilizando ervas e plantas? Ou então viu na estante da casa da avó um livro sobre plantas e ervas medicinais?

A medicina popular foi construída desde o início da engenhosa humanidade e nos dias atuais vive de diversas formas como a fitoterapia, que auxilia a medicina oficial com o uso de combinações de ervas e raízes no tratamento de diversos transtornos e sintomas. Aplicável para amenizar desde enjoos e náuseas e há aplicações e estudos em até casos mais complexos como TAG, TOC, HIV e câncer.

A fabricação desse tipo de medicamento é regulamentada pela OMS (Órgão Mundial de Saúde) e respeita todo um processo para que seja entregue um produto de qualidade aos consumidores. O uso de fitoterápicos é comumente indicado para todo tipo de pessoas no tratamento de sintomas comuns ao dia-a-dia, o uso como relaxantes musculares e calmantes é muito indicado para pacientes que procuram soluções com menos efeitos colaterais em relação aos calmantes e antidepressivos usuais.

A Valeriana (conhecida também como erva dos gatos) é uma dos exemplos que mais traz benefícios se tratando deste assunto. É uma fitoterápica poderosa com características relaxantes e sedativas, além dos tratamentos de estresse e depressão é indicada para outros sintomas como cãibras, enxaquecas, cólicas e dores de cabeça. Seu uso contínuo ajuda no combate ao estresse e irritabilidade, melhorando seu desempenho em tarefas cotidianas.

Por se tratar de suplementos naturais, o uso de fitoterápicos pode ser indicado para a maioria dos pacientes porém por se tratar de itens com fortes propriedades medicinais, é sempre importante procurar saber de que forma é aplicável a sua necessidade e realizar seu uso de forma consciente e se possível, com o acompanhamento médico adequado.

Já conhecia os poderes das ervas medicinais?

Se já teve alguma experiência deixe um comentário e compartilhe com todos nós os benefícios causados por este presente da natureza!

Beijão