Acompanhe:
Escotismo, Livros

Escotismo para Rapazes — Robert Baden-Powell

Escotismo-para-RapazesTítulo: Escotismo para Rapazes
Autor: Robert Baden-Powell
Edição da Fraternidade Mundial
Ano: 2006 (desta edição)
Páginas: 322
Classificação: 5/5

Skoob

Sinopse: Em janeiro de 1908, Baden-Powell lançou nas bancas inglesas seis fascículos quinzenais intitulados “Scouting for Boys”, num total de quase 400 páginas, com o sub-título de “Manual de instrução de boa cidadania”. Em poucas semanas, estes fascículos entusiasmaram centenas de milhares de jovens ingleses, que se organizaram em Patrulhas e puseram em prática as sugestões de B.P.

Escotismo-para-Rapazes02

Como fala na sinopse, Escotismo para Rapazes foi escrito originalmente em fascículos quinzenais de janeiro à março de 1908. Desde aquele ano até hoje, foram publicadas diversas traduções e adaptações, milhões de exemplares do livro foram vendidos, o que resultou na criação e expansão do Movimento Escoteiro pelo mundo.
Nesta resenha, vou mostrar um pouco da minha edição, a última que foi revista pessoalmente por Baden-Powell e que contém ‘a maior coleção de ilustrações da autoria do Escoteiro-Chefe jamais reunida num único volume’.

Antes de tudo, quem é Robert Baden-Powell?

Nada mais que o fundador do Movimento Escoteiro, um “homem-menino”, como era conhecido, que viveu duas vidas: uma dedicada ao exército britânico, onde chegou ao cargo de Tenente-General e outra dedicada ao escotismo que em pouco tempo se tornou uma Fraternidade Mundial.

Escotismo para Rapazes é um livro técnico, onde Baden-Powell mostra como se tornar um bom escoteiro, baseado na vida no exército – especialmente no tempo que ele passou na África do Sul e com desenhos práticos que ilustram muito bem as instruções do autor.

Escotismo-para-Rapazes04

Ah mais então é um livro chato? Pelo contrário, é um livro super bacana para escoteiros, para conhecer nossa história, nossas técnicas, nossa filosofia…
Quando iniciei a leitura para resenha, queria dizer que qualquer pessoa, escoteira ou não, poderia gostar da leitura, mas acho que não é caso.

Os nove capítulos do livro são subdivididos em 26 ‘CONVERSAS DE FOGO DE CONSELHO’, mais uma introdução, uma história rápida da vida do autor, o texto brasileiro sobre Leis Escoteiras e o texto original das leis. Ele termina com ‘uma última mensagem do chefe’ e notas do editor.
Com quase 400 páginas, o livro poderia ser ainda maior. A fonte é pequena, o que atrasou o andamento da minha leitura, acredito que o número de páginas assusta os jovens, por isso reduziram a fonte. Mas a leitura é bem dinâmica e gostosa.

Escotismo-para-Rapazes05

Sabem quando um livro desperta a vontade de por tudo em prática? É assim que me senti lendo Escotismo Para Rapazes.
O livro ensina desde nós, acampamentos, salvamento de vidas, rastreamento… Até nossos deveres como cidadãos. É um guia completo para um rapaz que deseja se tornar um bom Homem. Lembrando que as mulheres só entraram no movimento um tempo depois, estamos falando de uma obra lançada em 1908…

“Todos os rapazes que praticarem o Escotismo com ardor terão o direito de, no fim de certo tempo, se considerarem Escoteiros e Homens, porque já não terão dificuldades em cuidar de si próprios.”

Escotismo-para-Rapazes03

No final, o livro que lançou o escotismo para o mundo, é uma obra completa.

“Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam sempre ‘Bem Preparados’ para viver felizes e para morrer felizes – mantenham-se sempre fiéis à sua Promessa Escoteira – mesmo quando já tenham deixado de ser rapazes – e que Deus ajude a todos a procederem assim.”
— Robert Baden-Powell

Escotismo-para-Rapazes01

Vocês encontraram este livro para compra na Loja Nacional Escoteira, mas apenas para associados do movimento 🙁
Espero que tenham gostado.
Um beijo


Compartilhe:
Comente:
Post Anterior Próximo Post

Você também pode gostar de:

9 Comentários

  • Responder Camila Faria

    Que interessante Stephanie, especialmente por ser um texto tão antigo e tradicional dentro do universo do escotismo! Muito legal!

    21.04.2016 às 20:11
    • Responder Stephanie Ferreira

      O mais legal é que mesmo sendo antigo, ainda usamos a mesma filosofia com os jovens de hoje 🙂
      Beijão

      30.04.2016 às 15:43
  • Responder Luly

    Se vendo sua resenha do livro eu fiquei doida pra colocar as coisas em prática, imagino você lendo tudo de fato. Deve ser tão interessante!
    Tenho um grande amigo que foi escoteiro, depois vou procurar esse livro pra dar pra ele, acho que vai ser uma coisinha saudosa de se ter!

    21.04.2016 às 23:37
    • Responder Stephanie Ferreira

      Sim, todo escoteiro deve ler este livro para conhecer nossa história, tenho certeza que seu amigo vai curtir Luly ❤️‍
      Beijos

      30.04.2016 às 15:42
  • Responder VANESSA BRUNT

    Super interessante! Acho que mesmo quem não tem esse adentramento no universo, pode sim adorar! Principalmente pelas suas dicas úteis que o livro parece emitir. Fiquei bastante curiosa para ler.

    http://WWW.SEMQUASES.COM

    23.04.2016 às 07:15
    • Responder Stephanie Ferreira

      Como o foco é sobrevivência na floresta, quem gosta de acampar, trilhas e este tipo de aventura pode gostar da dicas sim 😀
      Beijão

      30.04.2016 às 15:41
  • Responder Amanda Guittar

    De fato é muito bom este livro, super indico.

    Bjos!

    Amanda Guitar
    http://comoaprenderatocarguitarra.com.br

    25.04.2016 às 21:42
  • Responder Leandro

    Bom livro

    01.09.2016 às 17:58
  • Deixe uma Resposta