Robert Baden-Powell
Didáticos
União dos Escoteiros do Brasil
2006
322
Em janeiro de 1908, Baden-Poweel lançou nas bancas inglesas seis fascículos quinzenais intitulados "Scouting for Boys", num total de quase 400 páginas, com o sub-título de "Manual de instrução de boa cidania". Em poucas semanas, estes fascículos entusiasmaram centenas de milheres de jovens inlgeses, que se organizaram em Patrulhas e puseram em prática as sugestões de B.P.
Como fala na sinopse, Escotismo para Rapazes foi escrito originalmente em fascículos quinzenais de janeiro à março de 1908. Desde aquele ano até hoje, foram publicadas diversas traduções e adaptações, milhões de exemplares do livro foram vendidos, o que resultou na criação e expansão do Movimento Escoteiro pelo mundo.
Nesta resenha, vou mostrar um pouco da minha edição, a última que foi revista pessoalmente por Baden-Powell e que contém ‘a maior coleção de ilustrações da autoria do Escoteiro-Chefe jamais reunida num único volume’.
Antes de tudo, quem é Robert Baden-Powell?
Nada mais que o fundador do Movimento Escoteiro, um “homem-menino”, como era conhecido, que viveu duas vidas: uma dedicada ao exército britânico, onde chegou ao cargo de Tenente-General e outra dedicada ao escotismo que em pouco tempo se tornou uma Fraternidade Mundial.
Escotismo para Rapazes é um livro técnico, onde Baden-Powell mostra como se tornar um bom escoteiro, baseado na vida no exército – especialmente no tempo que ele passou na África do Sul e com desenhos práticos que ilustram muito bem as instruções do autor.
Ah mais então é um livro chato? Pelo contrário, é um livro super bacana para escoteiros, para conhecer nossa história, nossas técnicas, nossa filosofia…
Quando iniciei a leitura para resenha, queria dizer que qualquer pessoa, escoteira ou não, poderia gostar da leitura, mas acho que não é caso.
Os nove capítulos do livro são subdivididos em 26 ‘CONVERSAS DE FOGO DE CONSELHO’, mais uma introdução, uma história rápida da vida do autor, o texto brasileiro sobre Leis Escoteiras e o texto original das leis. Ele termina com ‘uma última mensagem do chefe’ e notas do editor.
Com quase 400 páginas, o livro poderia ser ainda maior. A fonte é pequena, o que atrasou o andamento da minha leitura, acredito que o número de páginas assusta os jovens, por isso reduziram a fonte. Mas a leitura é bem dinâmica e gostosa.
Sabem quando um livro desperta a vontade de por tudo em prática? É assim que me senti lendo Escotismo Para Rapazes.
O livro ensina desde nós, acampamentos, salvamento de vidas, rastreamento… Até nossos deveres como cidadãos. É um guia completo para um rapaz que deseja se tornar um bom Homem. Lembrando que as mulheres só entraram no movimento um tempo depois, estamos falando de uma obra lançada em 1908…
“Todos os rapazes que praticarem o Escotismo com ardor terão o direito de, no fim de certo tempo, se considerarem Escoteiros e Homens, porque já não terão dificuldades em cuidar de si próprios.”
No final, o livro que lançou o escotismo para o mundo, é uma obra completa.
“Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam sempre ‘Bem Preparados’ para viver felizes e para morrer felizes – mantenham-se sempre fiéis à sua Promessa Escoteira – mesmo quando já tenham deixado de ser rapazes – e que Deus ajude a todos a procederem assim.”
— Robert Baden-Powell
Vocês encontraram este livro para compra na Loja Nacional Escoteira, mas apenas para associados do movimento 🙁
Espero que tenham gostado.
Um beijo
Você também irá gostar de
Deixe um comentário Cancelar resposta
9 Comentários
Disclaimer
Todo o conteúdo publicado aqui no Quase Mineira e suas redes sociais, são 100% originais. Imagens retiradas da internet são devidamente creditadas ou estão linkadas na página do blogroll. É proibido copiar parcial ou total sem prévio aviso (Lei do Direito Autoral Nº 9.610 de 19/02/1998).
Se você detêm direitos autorias sobre qualquer imagem aqui no blog e deseja sua remoção, entre em contato:
Que interessante Stephanie, especialmente por ser um texto tão antigo e tradicional dentro do universo do escotismo! Muito legal!
O mais legal é que mesmo sendo antigo, ainda usamos a mesma filosofia com os jovens de hoje 🙂
Beijão
Se vendo sua resenha do livro eu fiquei doida pra colocar as coisas em prática, imagino você lendo tudo de fato. Deve ser tão interessante!
Tenho um grande amigo que foi escoteiro, depois vou procurar esse livro pra dar pra ele, acho que vai ser uma coisinha saudosa de se ter!
Sim, todo escoteiro deve ler este livro para conhecer nossa história, tenho certeza que seu amigo vai curtir Luly ❤️
Beijos
Super interessante! Acho que mesmo quem não tem esse adentramento no universo, pode sim adorar! Principalmente pelas suas dicas úteis que o livro parece emitir. Fiquei bastante curiosa para ler.
http://WWW.SEMQUASES.COM
Como o foco é sobrevivência na floresta, quem gosta de acampar, trilhas e este tipo de aventura pode gostar da dicas sim 😀
Beijão
De fato é muito bom este livro, super indico.
Bjos!
Amanda Guitar
http://comoaprenderatocarguitarra.com.br
Sim, é muito bom ❤️
Beijão
Bom livro