4 anos de blog e eu preciso de um nicho? 1

Se você é blogueiro ou quer se tornar um deles, vai ler e ouvir na maioria dos lugares sobre nicho. Mas fica a dúvida: eu preciso de um nicho?

Com 4 anos de Quase Mineira e mais de 10 anos na blogosfera (na minha época os blogs era .zip.net, weblogger.terra, até mesmo blig do IG), venho finalmente discutir um pouco desse assunto com vocês.

A verdade é que conteúdo nichado cresce mais rápido, isso é um fato. Você falar só sobre moda, beleza, maquiagem, comida, etc… Atrai um público específico ou, se nichar ainda mais, falar só sobre moda evangélica, então seu público é ainda mais fácil de definir e trabalhar. Essa é a vantagem do nicho.

Mas vamos falar o porquê eu odeio nichos.

Eu vim de um lugar distante onde a blogosfera era só mato e lá os blogs eram apenas diários virtuais e jamais sonhava-se em um dia, virar profissão. As pessoas só queriam um cantinho pra compartilhar coisas do seu dia-a-dia, seja um livro bacana que leu ou um shampoo novo que usou. Acontece que as empresas viram que essas pessoas tinham um poder de influência, porque eram pessoas comuns, gente como a gente e este tipo de propaganda estava funcionando melhor do que Xuxa usando Monange (celebridades usando qualquer coisa que não era real no seu dia-a-dia), então começou a ser pago para as pioneiras da blogosfera pra indicarem produtos.

A coisa cresceu, a internet se desenvolveu como um todo e chegaram os especialistas dizendo que você deve falar só de cabelos se quiser crescer. Ou só de livros. Só de disso, só daquilo. Que saco! Olha, eu amo produtos de maquiagem, amo ler, amo tecnologia, gamers, amo receitas e novos restaurantes, amo indicações de pessoas que vivem um pouco de tudo isso e combinam comigo.

Então, não. Não é preciso ter um nicho no seu blog. O que você precisa é um carro-chefe, um foco.

Vamos ao melhor exemplo que posso dar, o Quase Mineira. Nestes 4 anos de blogs, já falei de tudo por aqui (de livros, à comida e comportamento) mas tenho meu carro-chefe, os assuntos queridinhos que são mais frequentes, atraem mais público mas não são únicos. Dentre eles, destaco a categoria de Organização, Gastronomia e Mascotes.

Já lá no canal, tenho um foco voltado muito mais para os animais só que não é meu nicho, senão eu ia falar só sobre isso. Entendem que o nicho te prende? Eu gosto muito de gravar daily vlogs, diário de viagem, vídeo aleatórios com meus amigos… Pego birra de quem fala que não pode porque foge do meu nicho, me deixa gravar/falar do que quiser uai quem foi que ditou essas regras?

Então aprenda com as grandes blogueiras de antigamente que cresceram falando de tudo e estão aí até hoje como a Lia Camargo ou a Taciele Alcolea.

Quem venham mais 4 anos de blog e depois mais um monte Aqui eu vou continuar falando sobre um pouquinho de tudo da minha vida e da Ana (ta sumida ela né?) seja indicando livros, shampoo, maquiagem, mostrando meus bichos, minhas viagens, dando dicas… Isso aqui é um reflexo da minha vida, sempre vai ser

E queria agradecer cada leitor, cada comentário, cada e-mail, dúvida e oportunidade que veio graças ao Quase Mineira e sua equipe. Amo demais tudo isso ❤