Se você é blogueiro ou quer se tornar um deles, vai ler e ouvir na maioria dos lugares sobre nicho. Mas fica a dúvida: eu preciso de um nicho?
Com 4 anos de Quase Mineira e mais de 10 anos na blogosfera (na minha época os blogs era .zip.net, weblogger.terra, até mesmo blig do IG), venho finalmente discutir um pouco desse assunto com vocês.
A verdade é que conteúdo nichado cresce mais rápido, isso é um fato. Você falar só sobre moda, beleza, maquiagem, comida, etc… Atrai um público específico ou, se nichar ainda mais, falar só sobre moda evangélica, então seu público é ainda mais fácil de definir e trabalhar. Essa é a vantagem do nicho.
Mas vamos falar o porquê eu odeio nichos.
Eu vim de um lugar distante onde a blogosfera era só mato e lá os blogs eram apenas diários virtuais e jamais sonhava-se em um dia, virar profissão. As pessoas só queriam um cantinho pra compartilhar coisas do seu dia-a-dia, seja um livro bacana que leu ou um shampoo novo que usou. Acontece que as empresas viram que essas pessoas tinham um poder de influência, porque eram pessoas comuns, gente como a gente e este tipo de propaganda estava funcionando melhor do que Xuxa usando Monange (celebridades usando qualquer coisa que não era real no seu dia-a-dia), então começou a ser pago para as pioneiras da blogosfera pra indicarem produtos.
A coisa cresceu, a internet se desenvolveu como um todo e chegaram os especialistas dizendo que você deve falar só de cabelos se quiser crescer. Ou só de livros. Só de disso, só daquilo. Que saco! Olha, eu amo produtos de maquiagem, amo ler, amo tecnologia, gamers, amo receitas e novos restaurantes, amo indicações de pessoas que vivem um pouco de tudo isso e combinam comigo.
Então, não. Não é preciso ter um nicho no seu blog. O que você precisa é um carro-chefe, um foco.
Vamos ao melhor exemplo que posso dar, o Quase Mineira. Nestes 4 anos de blogs, já falei de tudo por aqui (de livros, à comida e comportamento) mas tenho meu carro-chefe, os assuntos queridinhos que são mais frequentes, atraem mais público mas não são únicos. Dentre eles, destaco a categoria de Organização, Gastronomia e Mascotes.
Já lá no canal, tenho um foco voltado muito mais para os animais só que não é meu nicho, senão eu ia falar só sobre isso. Entendem que o nicho te prende? Eu gosto muito de gravar daily vlogs, diário de viagem, vídeo aleatórios com meus amigos… Pego birra de quem fala que não pode porque foge do meu nicho, me deixa gravar/falar do que quiser uai quem foi que ditou essas regras?
Então aprenda com as grandes blogueiras de antigamente que cresceram falando de tudo e estão aí até hoje como a Lia Camargo ou a Taciele Alcolea.
E queria agradecer cada leitor, cada comentário, cada e-mail, dúvida e oportunidade que veio graças ao Quase Mineira e sua equipe. Amo demais tudo isso ❤
Você também irá gostar de
Deixe um comentário Cancelar resposta
26 Comentários
Disclaimer
Todo o conteúdo publicado aqui no Quase Mineira e suas redes sociais, são 100% originais. Imagens retiradas da internet são devidamente creditadas ou estão linkadas na página do blogroll. É proibido copiar parcial ou total sem prévio aviso (Lei do Direito Autoral Nº 9.610 de 19/02/1998).
Se você detêm direitos autorias sobre qualquer imagem aqui no blog e deseja sua remoção, entre em contato:
Essa coisa do nicho é tão real, que já me fez desistir de blogs e criar outros blogs. Me arrependo demais disso, mas ao mesmo tempo, querer ter um nicho me fez descobrir do que eu gosto de escrever e foi maravilhoso pra mim!
AH, feliz aniversário pro Quase Mineira e que venham muitos anos de conteúdo incrível <3
O importante é descobrir o que funciona pra vc e suas vantagens e desvantagens ❤️
To contigo, também sou dessas!
Ter um blog para mim é compartilhar as coisas que eu gosto e acho que podem ser úteis para alguém. E o que eu acho mais legal disso tudo, de não seguir somente um nicho e postar o que tem a ver conosco, é que com o passar dos anos podemos ver o quanto mudamos, as coisas que deixamos de gostar ou fazer.
Ah, parabéns pelos 4 anos, e que venham muito mais!!
Isso! É exatamente isso, compartilhar o que tem a ver conosco ❤️
Nossa, que maravilha esse teu post, Stephanie! Eu me identifico super com tudo o que tu escreveu aí em cima. Tenho 6 anos com meu blog atual e comecei a dividir meu dia a dia na internet bem antes. E eu comecei falando de tudo e continuo falando de tudo o que me dá na telha. O que você falou é bem verdade, quando você tem um nicho, é mais fácil crescer. Mas nesse meu cantinho que é meu blog, eu não queria que nada me prendesse, então continuei falando de tudo mesmo assim. E super funciona pra mim. Sei os conteúdos que geram mais acessos, mas não deixo de postar outras coisas também.
Enfim, parabéns pelos 4 anos de blog (sei que é uma luta) e que venham muitos mais!
Beijão!
Hey, Maria! | Fanpage
Primeiramente, parabéns pelo aniversário aqui do Quase Mineira <3
Fico extremamente feliz por você, afinal, deve ter se esforçado muito nessa caminhada toda.
Segundamente rs, eu concordo MUITO. Acho bem chato falar só sobre um assunto, até pq enjoo tão rápido das coisas, que não me daria um mês e já iria cansar. Gosto de falar sobre tudo o que eu gosto. E ponto final. rs
Amei seu cantinho, ganhou uma leitora!
Beijos,
amavelgirassol.blogspot.com
Obrigada Eva ❤️ Fico feliz que gostou!
Beijos
Aeee parabéns pelos quatro anos de blog! Que venham muito mais! ^^
Beijo!
Cores do Vício
Eu tenho estudado muito sobre marketing digital e acredito que o nicho seja muito importante, ter um nicho definido não significa falar somente sobre aquele assunto, mas tornar ele o assunto principal e sim, isso ajuda demais ainda mais nos dias atuais onde todos os dias se tem novos blogs por aí, hoje em dia todo mundo quer ser blogueira e é por isso que temos que trabalhar mais ainda com a nossa imagem e com nosso nicho.
De qualquer forma, parabéns pelos 4 anos de blog, eu adoro o seu conteúdo e espero, do fundo do coração, que você conquiste ainda muito mais coisas.
Carol Justo | Pink is not Rose
Obrigada Carol ❤️
Acho que você deve falar sobre o que gosta independente de nicho! Parabéns, que venham muitos e muitos anos de sucesso com o blog
Beijos
http://www.estiilocarol.com
Obrigada ❤️
Amei demais seu post, parabéns pelos 4 anos de blog! Não gosto de me limitar a um só nicho, apesar de escrever mais sobre comportamento .
http://www.kailagarcia.com
Obrigada ❤️
Que legal!!! Que venham mais quatro anos mesmo, e muito outros!!!
Beijos
Obrigada ❤️
Eu concordo plenamente com você. Houve um tempo em que eu ficava perdida e não conseguia me achar no meu nicho, aí desisti e larguei essa ideia, afinal, nós não gostamos de falar apenas sobre um assunto, nós temos várias preferências como pessoa e o nosso blog é uma junção disso tudo.
Que venham mais quatro, cinco, oito anos, que o Quase Mineira cresça sem precedentes! Parabéns!
Beijo!
E eu particularmente gosto mais de ler blogs que falam sobre a vida no geral ❤️
Obrigada Leslie!
Parabéns pelos 4 anos de blog!
Me vi lendo seu texto, tenho o mesmo pensamento que você, ainda mais que vim da antiga blogosfera.
Sabe que eu não gosto de entrar em blog nichado, tem hora que cansa, eu gosto de ler blogs que falam de vários assuntos e cada vez que eu entro é uma coisa diferente, uma viagem, uma receita, um produto que usou, isso que faz o blog ser legal.
Que venham muitos anos pro teu blog, que acho massa demais e acompanho há algum tempo.
Beijos
É exatamente o que eu gosto em um blog, a diversidade ❤️ Mas isso é coisa de quem veio das antigas ):
Obrigada!!
Desde quando ganhei um concurso da Lenovo com consultoria da Lia e do Jovem Nerd que eles me falaram pra nichar meu conteúdo. Eu sei que é provavelmente por isso que eu não tô ai no mundo dos blogs cheios de convites e dinheiro, mas eu gosto do meu blog assim, cheio de mim S2 Sou complexa demais pra escolher uma coisa só ahauhauahuaha
SIM, eu gosto de tantas coisas e gosto de compartilhar TUDO, não da pra nichar, não da HUASHUASUH
Suas angústias, minhas angústias também hahahaha Semre uso a Lia como exemplo. Sou fã! S2
BTW, PARABÉNS!!!!!
Também sou fã da Lia, como ela mudou, o blog mudou e ela continua ali blogando e vivendo disso, é incrível ♥
Nossa, super concordo com o que você escreveu Stephanie! Eu também não consigo acompanhar blog de um bicho só. Na verdade, entro neles só quando é resultado de busca no Google. Mas seguir mesmo? Extremamente difícil. Gosto de variedade. Gosto de ver opiniões. Talvez o nicho mais “aproximado” que posso me identificar é o “Life style”, porque um blog como o nosso não deixa de ser o estilo de vida, costumes e preferências de quem escreve né?
Beijo grande e parabéns pelo blog! ♥️
Exatamente! Eu não gosto de uma única coisa, porque ia gostar de seguir só aquilo? Eu gosto que a pessoa expresse a variedade que é a vida dela
Um beijo Aninha, você é incrível ♥