Hoje vamos bater um papo sobre a faculdade de gastronomia ead, um dos cursos que teve que se adaptar durante a pandemia e que passou a ser mais uma opção para quem quer ingressar no mercado de trabalho gastronômico.
Se você é novo aqui no blog ou no canal, meu nome é Stephanie Ferreira, sou formada em Gastronomia, especialista em Garde Manger e Enologia. Trabalhei durante anos na área, principalmente na hotelaria e hoje, apesar de trabalhar em outra área, sempre estou por dentro do que esta acontecendo… Desde as principais tendências gastronômicas até o que anda acontecendo no mercado de mercado. Afinal, a gastronomia fez e sempre vai fazer parte de um pedaço da minha vida.
Aproveita e leia também: O que é o Garde Manger? Apresento a vocês a minha especialização!
Faculdade de gastronomia EAD, será que vale a pena?
A faculdade de gastronomia a distancia, o famigerado ead, já existia antes do período pandêmico. Mas se popularizou só agora que vários cursos que antes eram conhecidos apenas como opção presencial mas teve que se adaptar.
Na minha época – me formei em 2014 (então faz tempo 🤭), mas com a expansão gastronômica no país (conhecida como a geração master chef), acabou ficando comum e o ead veio ai como opção para quem quer entrar na área.
Há quem diga que é estranho (eu também achava) mas o mundo mudou e sim, a faculdade de gastronomia ead pode valer a pena.
O que determina que o curso será aproveitável é a sua disciplina, isso é, a sua determinação, organização e gerenciamento de tempo como aluno.
Gastronomia nunca foi sobre fazer receitas e sim, sobre aplicar técnicas.
Mas ai entram dois pontos: eu acredito que é possível aproveitar a faculdade de gastronomia ead se você for uma pessoa disciplinada, muito organizada mesmo. Eu por exemplo, tenho dificuldade com aprender coisas sozinhas ou a distancia, prefiro cursos no geral que são presenciais.
Então se você for disciplinado, é preciso ter condições para aplicar essas técnicas aprendidas no curso em casa, isso é, testando receitas. E isso não é apenas uma vez ou hora, é fazer receitas até sair perfeito e isso pode sair caro…
Outro ponto é que a teoria (mesmo tentando aplicar ela em casa sozinho), pode não ser suficiente. Só que a prática dentro da faculdade presencial também não é suficiente. Tem muito aluno que entra num restaurante depois de ter feito faculdade e esta totalmente perdido. Eu convivi com vários estagiários assim.
Portanto, para uma faculdade de gastronomia ead valer a pena vai depender do curso em si e isso varia bastante. Algumas universidades tem algumas materiais práticas presenciais, outras tem apenas provas e testes presenciais. É preciso pesquisar bastante antes de fazer sua matricula para escolher uma que se alinhe com o que você quer.
E depende também de você como aluno. Tem muito profissional na cozinha que já esta na área a muito tempo e só precisa de um diploma para conseguir ser promovido, então um curso a distância pode ser a melhor opção para ele. Tem também, aquela pessoa que quer estudar gastronomia por hobby, para melhorar a habilidade de cozinhar em casa para amigos e não quer um curso rápido, prefere uma graduação. Então o ead também pode ser uma opção a ser considerada.
Se eu tivesse que escolher, seria presencial mas por causa da minha dificuldade de aprender as coisas em casa com tantas distrações.
Você também encontra este conteúdo em vídeo:
Se você é aluno de gastronomia, divide então comigo a sua experiência e opinião nos comentários. Você preferiu a faculdade de gastronomia ead ou um curso presencial? Qual sua opinião sobre este método a distância? Comenta abaixo!
Um beijo 😘
Respostas de 6
Amei o post. Eu amo como o ead pode ajudar pessoas que querem realizar seu sonho, mas não tem horário para estudar no presencial. Como você disse, super vale a pena se pessoa tiver disciplina para seguir o cronograma certo e se esforçar para suprir a prática.
beijos
E haja esforço! Eu adoro como o ead facilita a vida das pessoas mas tem ser esforçado pra valer a pena mesmo
Eu gostei muito da sua opinião e do seu jeito de falar com mente aberta e olhando os dois pontos. Ah os que ainda permanecem recusando os EADs, e assim como já temos EADs de muitíssima qualidade e muitas pessoas adeptas que fazem um ótimo proveito. Vai mesmo do estilo de vida e com certeza planejamento e organização. Amei conhecer seu blog!
Um beijo, Gisele.
Deve ser um curso super bacana pra quem gosta e se aventura com gastronomia. De qualquer forma, eu escolheria um curso presencial, viu? Esse modo EAD pra mim é um motivo de deixar os estudos um pouco de lado e até desistir do curso.
Bjs http://www.diadebrilho.com
Pois é, o ead não é para qualquer um, eu mesma também prefiro o presencial porque sou muito dispersa pra estudar em casa 🙁
Gostei bastante do seu vídeo Ste. Eu sou muito disciplinada e organizada, tanto que estou estudando Marketing em EAD, e eu gosto também da flexibilidade que o curso à distância me disponibiliza, até escrevi sobre isso lá no blog. Mas, gastronomia não é comigo, haha. Detesto cozinhar, eu sempre preciso estar inspirada para ir à cozinha, se não eu só faço o básico pra não passar fome, kk.
Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
✩ Participe do Top Comentarista de Abril!