Hoje vamos conhecer um pouco mais da minha área de especialização, o Garde Manger (lê-se Gardi Mangêr). Se você caiu neste blog de paraquedas, meu nome é Stephanie Ferreira, sou formada em Gastronomia e pós graduada em Garde Manger, isso é, em cozinha fria. Vou explicar um pouco sobre esta área e tirar as principais dúvidas sobre essa especialização gastronomia. Continue lendo e saiba mais…
Antes de começar, aqui no blog já falei um pouco sobre todas as áreas da brigada de cozinha, do estagiário à Chef de Cozinha, são os Cargos hierárquicos da Gastronomia. E hoje vou contar mais detalhadamente sobre o meu trabalho como Garde.
O que é Garde Manger?
Denomina-se Garde Manger tanto a praça da cozinha responsável pelas produções frias ou em temperatura ambiente – em restaurantes, hotéis e buffets – quanto o profissional responsável por estas produções. O Garde Manger é quem prepara as entradas, os petiscos, as saladas e seus molhos, as sopas frias (e algumas quentes), os canapés e mini sanduíches para coquetéis, etc, de modo que o resultado demonstre harmonia de cores, sabores e texturas, que se completam com a elegância da apresentação dos pratos. Alguns dos alimentos produzidos pelo Garde Manger incluem, ainda, os defumados e curados, patês, terrines, mousses e conservas.
Muita gente relaciona Garde Manger com saladas, mas não ficamos só nisso não – artes com frutas, finge food, terrines, mousses, embutidos e todos os pratos da cozinha fria. Sabe aquelas esculturas com frutas e vegetais que são comuns em café da manhã em grandes hotéis? Tudo obra do Garde Manger.
Dentre os pratos de garde que eu mais gosto de preparar, estão as terrines e os finger food. Hoje trabalho em eventos em hotéis, buffet, restaurantes e jantares particulares.
Para fins de curiosidade, o termo Garde Manger significa dispensa em francês, já que a milhares de anos nos castelos não havia refrigeração e era preciso aplicar técnicas aos alimentos para preservá-los (curas, defumações, embutidos), hoje estes alimentos fazem parte da cozinha fria, cuja responsável é o Garde Manger.
Hoje em dia com a desvalorização da profissão, restaurantes mais simples contrataram apenas uma saladeira para a parte da cozinha fria e deixa todo o restante nas mãos do oficial de cozinha.
Para trabalhar como Garde Manger, procure hotéis que preservam a alta gastronomia e seus cargos hierárquicos, navios ou restaurantes na Europa, onde se valoriza bastante as funções de cada cargo da cozinha.
Se ficou alguma dúvida sobre o que faz um Garde Manger, mercado de trabalho na Gastronomia e questões sobre os cargos da gastronomia, comenta aqui embaixo que respondo o mais rápido possível.
Aproveite e leia também: As melhores escolas de Gastronomia do Mundo
Um beijo 😘
Você também irá gostar de
Deixe um comentário Cancelar resposta
7 Comentários
Disclaimer
Todo o conteúdo publicado aqui no Quase Mineira e suas redes sociais, são 100% originais. Imagens retiradas da internet são devidamente creditadas ou estão linkadas na página do blogroll. É proibido copiar parcial ou total sem prévio aviso (Lei do Direito Autoral Nº 9.610 de 19/02/1998).
Se você detêm direitos autorias sobre qualquer imagem aqui no blog e deseja sua remoção, entre em contato:
Que massaaaaa! Não sabia que tinha nome isso genteeee… adorei!!!!! =O
Não sabia que era esse nome =X
Você é luxo então *_* admiro sua profissão
Ah que chiqueza, obrigadaa Clay *-*
conhece cursos no rio de garde manger?
Não conheço Alexandre, mas se eu souber de algo eu te informo!
Gostaria muito também de saber como poderia me especializar nesta área, com cursos profissionalizantes.
E quem puder informar onde tem desse curso no Rio de Janeiro, ficaria muito grata. vanuzagoncalves.rj@gmail.com
Geralmente em faculdades de gastronomia, tem cursos de pós ou especialização em Garde Manger 😀