Finalmente eu tive a oportunidade de começar a jogar Age of Empires 4 e trazer as primeiras impressões para vocês.
Age of Empires IV é um dos jogos de estratégias em tempo real de maior sucesso de todos os tempos e essa nova versão que lançou em 28 de outubro de 2021 apresenta novas maneiras de expandir seu império em paisagens com tecnologia 4K. O jogo traz o melhor da franquia pensando em agradar os fãs antigas mas evoluído para uma nova geração e coloca você no centro de batalhas históricas épicas que moldaram o mundo.
O jogo é lançamento mas está disponível de graça para os assinantes da Game Pass da Microsoft – sem cobrar um valor a parte da assinatura que custa R$5,00 no primeiro mês.
Primeiras impressões de Age of Empires IV
Joguei algumas horas, por isso ainda não rola um review completo do game mas exploquei um pouco da campanha e do modo você x o computador para dividir com vocês.
De ínicio, o jogo está mal otimizado. Para rodar bonito e lisinho, você precisa ter um super PC gamer e bem, os velhos saudosistas geralmente não tem essa máquina toda que a dona Microsoft esta exigindo.
Aqui ele tava rodando nas configurações mínimas e o jogo estava feio. Um gráfico deprimente, pior que o Age 2 de 1999. Isso que meu computador não é ruim não, ele é dos bons. Então ignorei os avisos que “seu computador não vai rodar direito se você mexer nos gráficos” e mexi na resolução e coloquei os gráficos na qualidade média. Aí sim, o jogo ficou bonito e não esquentou a CPU ou diminuiu o desempenho, só notei que puxou mais memória RAM mas nada alarmante.
Depois das primeiras impressões gráficas, vou falar da jogabilidade. Age 4 inicia com filmes em full HD ou 4k (se o seu PC suporta) de tirar o folego! O modo que ele conta a história é muito incrível, a Stephanie lá de 1999 que ficou horas na fila para comprar o CD de Age 2 ficou com lágrimas nos olhos.
No geral, fãs de Age ignoram a existência de Age 3 – porque foi bom, ótimos gráficos e talz, mas não teve a emoção do 2.
Então nessa nova versão, eles voltaram a era medieval e do descobrimento que foi a glória da franquia só que com uma história rica em detalhes. O pouco da campanha que joguei ta perfeita!
A jogabilidade esta intuitiva – mas estou escrevendo como quem já passou MUITO tempo jogando os outros jogos da franquia, então você de cara já sabe o que fazer. Tem pequenas coisas novas que parei e pensei: “Porque não tinha isso antes?” como a quantidade de aldeões de esta coletando cada recurso.
Mas aí no jogo você x o computador que eu testei para ver mais de todas as Eras que você evoluir e todas as construções que pode fazer, fiquei meio decepcionada.
Esperava mais construções para fazer, mais coisas para upar, mais exercitos para fazer. Talvez é querer demais, mas isso só vou descobrir com mais horas de jogo.
No geral, não sei se é um jogo para atrair novas gerações mas que os saudosistas fãs da franquia vão amar com certeza. Então depois volto com mais detalhes ♥
Para alguém ainda não viu, vou deixar o trailer oficial do game aqui ó
Aproveite e leia também: Resenha de Ostriv – Um jogo ucraniano para conhecer agora!
Alguém por aqui conhece Age Of Empires e pretende jogar o IV? Compartilha comigo nos comentários!
Um beijo
Respostas de 2
Eu me lembro de uma colega da escola instalando Age Of Empires (não lembro se foi o I ou o II) em um dos computadores da sala de informática em 2002 (hahaha) e eu jogando um pouco e gostando muito. Desde então fiquei curiosa pra conhecer mais dessa franquia até hoje. Quero comprar e jogar todos algum dia (ainda bem que tem na Steam), inclusive o IV que acabou de lançar!
Beijos,
Livro de Memórias
UAU, parece ser um jogo incrível (e olha que eu nem sou gamer). Fiquei super impressionada e deu vontade de jogar!