Sou autodidata desde jovem, sempre que tento lembrar onde desenvolvi essa vontade de buscar por coisas novas, vou mais a fundo na minha memória. Em maio de 2009 a curiosidade colocou em meu colo o que viria a ser uma das maiores paixões de minha vida: a música (em forma do velho e empoeirado violão do meu tio).

Autodidata – Dicas para estudos em casa

No início, lembro de breves orientações e de como tocar a introdução de uma música (Meu Erro dos Paralamas do Sucesso). O tempo do meu tio ir a cozinha pegar um copo de água e voltar foi o suficiente para que eu estivesse tocando notas completamente aleatórias, na tentativa de compor algo.

E foi assim que comecei a pesquisar e aprender sobre teoria musical e de como tudo aquilo funcionava, foram tardes na internet anotando em um caderninho tudo que encontrava para aplicar naquele Del Vecchio empenado quando eu tivesse uma oportunidade.

O que é uma pessoa autodidata?

Uma pessoa autodidata é aquela que consegue aprender algo por conta própria sem a necessidade de um professor. Não é um dom sobrenatural, mas sim uma habilidade que pode ser desenvolvida por todos nós através de muita disciplina e pela vontade de aprender.

Vivemos em tempos que o ensino a distância tem sido a principal ferramenta para dar continuidades a cursos e faculdades, então separei algumas dicas e métodos utilizados pelos autodidatas para que você possa melhorar os seus estudos na quarentena. Então anota aí:

Uma rotina é essencial, ela precisa ser planejada e respeitada. Além de administrar seu tempo da melhor maneira possível é recomendado todo um pacote de hábitos como alimentação saudável e uma rotina de exercícios físicos, não precisa ser nada extremo mas se hidratar corretamente, se alimentar adequadamente e 15 minutos de alongamento já devem causar efeitos positivos.

Determinar metas para suas sessões de estudos também é muito importante, faça isso com pequenos objetivos e só avance para a próxima etapa quando conseguir entender perfeitamente o primeiro assunto escolhido, você pode fazer isso buscando por um exercício ou uma avaliação do conteúdo na internet.

Busque mais de uma fonte! Essa é a minha dica de ouro, todo conteúdo didático existente foi concebido da visão de uma pessoa e isso faz com que haja diversas versões e formas de explicar algo e isso é uma das maravilhas que a internet nos oferece: a diversidade. Você pode ler diversos artigos sobre o mesmo tema e fazer com que um agregue ao outro na hora de aplicar os seus estudos, reunindo o que cada fonte tem de melhor.

Autodidata – Dicas para estudos em casa

Todo mundo tem o potencial de aprender sozinho, basta acreditar e buscar por aquilo que você ama. Aliás, quantos relatos do tipo “aprendi a falar inglês com videogames” vocês já ouviram?

E você? Já conseguiu aprender algo de forma autodidata? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

Aproveite e leia também: 5 Dicas para quem está cozinhando mais nessa quarentena 🍜

Abraço!