Se você também está no índice de pessoas que passaram a cozinhar mais nessa pandemia, este post é pra você. Mesmo que um pouco atrasado já para algumas pessoas, inclusive eu, as pessoas estão voltando “ao normal”, separei 5 Dicas para quem está cozinhando na quarentena que vão te ajudar pro resto da vida.
Cozinhando na Quarentena de forma incrível!
Para quem é novo aqui no blog, eu sou formada em Gastronomia, especializada em Garde Manger e Enologia. Trabalhei anos na área antes de ir para a Comunicação/Tecnologia só que eu saio da cozinha e a cozinha não sai de mim. Eu amo cozinhar ♥
1. Experimente novos temperos
Nem só de cebola, alho e sal vive o homem. Muito menos de Sazon e Knor (esses dois por favor tire da sua alimentação pelo bem da sua saúde).
Há todo um mundo de especiarias por aí para você experimentar nas refeições. Eu adoro misturinhas e não vivo sem açafrão, pimenta calabresa, páprica, manjericão, pimenta do reino… Cozinhando para uma ou duas pessoas, um único pacote de peito de frango pode parecer uma refeição diferente todos os dias usando um novo tempero. Há uma razão para dizerem que a variedade é o tempero da vida.
2. Conheça outros óleos
Me dava uma aflição que minha mãe nunca mudou muito os temperos na comida e eu queria usar azeite para tudo, ela continua odiando mas eu amo, cozinhando só pra mim e o boy então, passei a comprar outros óleos que amo desde a especialização em Garde Manger.
Existe um mundo além do azeite de oliva extra virgem! Óleo de coco, Óleo de gergelim – AMO para fazer comida asiática e azeite de dendê são alguns dos meus favoritos! Pode comprar e testar a vontade, óleo dura anooos no armário sem estragar e é um primeiro passo simples para novas aventuras na cozinha.
3. Curta cada refeição mesmo que simples
As pessoas se surpreendem quando falo de cozinho de forma muito simples mesmo sendo uma ex-Chef. Mas eu valorizo muito mais o ato de cozinhar do que fazer um super banquete elaborado todos os dias. Seu jantar pode ser apenas arroz, salada e um frango bem temperado. Não precisa de apresentação, entrada, sobremesa ou uma foto para o Instagram, apenas de temperos e amor.
4. Conheça a temperatura do seu fogão
Muita gente tem a ideia de que a chama mais alta significa apenas que sua refeição será preparada mais rapidamente. Mas afeta a comida de outras maneiras também. Fritar, ferver, refogar, saltear… São processos na cozinha que exigem atenção na altura do fogo, por isso respeite a receita.
O mesmo vale para massas e fornos. Bolo, torta, pão… Se diz 180 graus, não é 200 ou “o mais alto que tiver”, é 180 graus. Depois as coisas dão errado e acha que foi os ingredientes, a sova ou qualquer outra coisa, menos a temperatura.
A dica aqui é não confiar naquela marcação que vem no fogão e comprar um termômetro de forno que é baratinho e perfeito para você explorar novas receitas.
5. Adicione um pouco de você na receita
Se você esta cozinhando na quarentena muito mais do que antes, não precisa partir para novos desafios com receitas complexas e elaboradas. Comece pelo que você já sabe e vá testando acrescentar novos sabores, no final você vai ter uma receita completamente nova!
Eu por exemplo, AMO tortas e sempre testo novos temperos na massa (como açafrão) e novos recheios (como cream cheese com alho poró). O resultado é uma receita completamente nova sempre que mudo algo. Você não precisa se limitar exatamente ao que a receita diz … na verdade, pode ser muito mais divertido quando você a usa como ponto de partida.
Aproveite e leia também: A redescoberta do cozinhar na quarentena
E como dica bônus…
Explore as comidas vegetarianas e veganas! Eu estudei muito sobre essa parte da gastronomia na especialização, afinal o Garde é basicamente vegetariano.
Não, não é necessário ter carne em todas as refeição, nem lutar por alguma causa para perceber todas as receitas diferentes que você pode fazer com uma couve-flor. Nunca duvide do poder do sabor dos ingredientes!
Espero que tenham gostado das minhas dicas e que a quarentena te faça um cozinheiro melhor ♥
Beijão
Você também irá gostar de
Deixe um comentário Cancelar resposta
24 Comentários
Disclaimer
Todo o conteúdo publicado aqui no Quase Mineira e suas redes sociais, são 100% originais. Imagens retiradas da internet são devidamente creditadas ou estão linkadas na página do blogroll. É proibido copiar parcial ou total sem prévio aviso (Lei do Direito Autoral Nº 9.610 de 19/02/1998).
Se você detêm direitos autorias sobre qualquer imagem aqui no blog e deseja sua remoção, entre em contato:
Adorei essas dicas, ando cozinhando mais e me dedicando melhor a cozinha e amando essa nova fase
Beijos
http://www.pimentadeacucar.com
Que bom que curtiu as dicas Juh, depois me fala se esta aproveitando ainda mais a cozinha!
Tenho testado várias receitas novas neste período. Os temperos fazem toda a diferença mesmo! <3
Olhando esse post, fiquei chateada, pois poderia ter aproveitado mais tempo na cozinha, em breve volto ao serviço e não me dediquei mt a essa função. Mas amei as dicas!
Bjo,
http://www.priscilafrr.com
Eu também queria ter aproveitado ainda mais antes de voltar a rotina de trabalho normal
Nunca pensei em comprar um termômetro de forno, mas agora achei interessante! Comprei esses dias uma balança de precisão e já tem me ajudado muito!
Amo temperos diferentes! Agora preciso testar novos óleos!
Beijo!
Cores do Vício
A balança é outro item que não vivo sem na cozinha, ajuda demais nas receitas!
Amei as dicas. Eu sempre deixo o forno pré aquecendo em 200 e depoid enfio a comida lá e deixo na mesma temperatura,podemos dizer agora que não é minha mão que é ruim pra cozinhar haha
É sempre bom tentar temperosne ingredientes diferentes. Na quaretena descobrimos o grão de bico aqui em casa e amamos
Beijos
Nossa miga kkk você precisa de um termômetro então, tem receita que não da certo nessa temperatura feita a olho não kkk e Falafel feito de grão de bico é maravilhoso!!
Olá! Que comentários saborosos hahahaha
Então, tenho tentado me dedicar mais a cozinha (nem sabia que existia tantos temperos assim), porém nem sempre da certo hahahahaha. Meus bolos só dão errado, mas tenho sorte com algumas receitas. Achei interessante a dica de curtir cada refeição. É o que nós precisamos, curtir o menor momento que temos no dia e ver o tanto que ele significa para nós. Parabéns pela escrita e pelo seu trabalho, impecável!
https://claraaoliveira.blogspot.com/
Se eu não me engano, não sabia que você tinha feito gastronomia. Muito legal! ♥ Eu sou mais do time que lava a louça, mas aqui a minha irmã cozinha e o meu cunhado também. Vou passar essas dicas para eles, principalmente, do tempo no forno. Realmente, um detalhe faz a diferença! E o melhor ingrediente é cozinhar com amor, né? Enfim, adorei as dicas e já vou passar para eles. 🙂
Beijos, Carol
http://www.pequenajornalista.com
Tomara que eles curtam as dicas Carol ♥
Estou cultivando uma pequena horta de temperos com minha mãe ! Vou testar tudo, manjericão, açafrão…
O óleo novo que estamos usando é o de coco! Serve para tudo, impressionante! E de girassol também. Minha dica favorita foi essa da temperatura: algo que nunca nos importamos muito (tipo cozinhar no fogo alto pra ir mais rápido kkkkk)
Beijinhos!
A temperatura certa faz toda diferença na receita, experimenta que você vai gostar!
Olá!
Eu amei as suas dicas, ando me arriscando bastante na cozinha nessa quarentena e, de fato, conhecer a temperatura do fogão é algo mágico. Suas dicas são muito importantes para quem está começando agora, como eu.
Amei.
Beijão!
Lumusiando
Fico feliz que gostou das dicas Maria ♥
Oie Ste!
Adorei as dicas!!
Aos finais de semana coloco a mão na massa e estou sempre cozinhando para a família.
Um beijo,
http://www.purestyle.com.br
Também não vivo e amo esses temperos pimenta calabresa e do reino são as minhas favoritas.
Amo também oregano e queijo ralado.
bjs http://www.diadebrilho.com
Hum! Fiquei babando com as fotos dessa postagem haha
Mas adorei as dicas Stephania. Sempre que saía, eu tentava provar comidinhas vegetarianas/veganas. Adoro como é possível substituir praticamente tudo!
Ah e algumas semanas atrás vi seu comentário lá no jornal da EPTV! Fiquei toda animada falando pra minha mãe que eu te conhecia. haha
Hum! Fiquei babando com as fotos dessa postagem haha
Mas adorei as dicas Stephanie. Sempre que saía, eu tentava provar comidinhas vegetarianas/veganas. Adoro como é possível substituir praticamente tudo!
Ah e algumas semanas atrás vi seu comentário lá no jornal da EPTV! Fiquei toda animada falando pra minha mãe que eu te conhecia. haha
Amiga, eu odeio cozinhar, haha! Como a minha irmã (que ama cozinhar e é nutricionista) diz: “Lé, cozinhar pra você com certeza não é algo prazeroso, calmo e nem um hobby.” E eu concordo plenamente, porém, assim como a minha mãe, mesmo que a gente não goste -modéstia a parte- cozinhamos bem. Antes, durante e depois da quarentena, preparar as refeições e organizar o cardápio da semana é minha tarefa aqui em casa, por mais que meu marido me ajude muito e as vezes ele mesmo cozinha pra nós, mas ele meio que sempre pede minhas sugestões.
Amei as suas dicas e vou aplica-las diariamente por aqui! Eu amo experimentar novos temperos, tanto que eu queria comprar tempero fresco, como vendem nas feiras de rua de SP, mas por aqui na minha cidade eu não consigo achar, então apelo para as lojas de produtos naturais, os temperos não são tão frescos, com aquele cheiro e sabor intenso, mas dá pro gasto. E também achei genial a ideia do termômetro de forno, nem sabia que existia, mas agora eu quero um, haha.
Aproveitando que estou falando com uma profissional na área, há algum segredo para não fazer o alimento encharcar de óleo quando ele é feito frito diretamente dentro dele? Pastéis e batatas fritas nunca encharcam, mas eu queria saber se existe algum truque para não encharcar bolinhos de chuva. Outra pergunta, sabe onde posso encontrar para comprar por um preço legal esse termômetro de forno e um porta temperos?
Enfim, vou ficando por aqui por que meu comentário virou um texto, hahaha.
Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Sou um desastre na cozinha, confesso.
bjs
Oi Stephanie!
Sabe, depois que tivemos a casa de volta depois da reforma e especialmente a cozinha, tenho me aventurado horrores na hora de cozinhar, pois o ambiente ajuda e muito com isso e acaba dando inspiração. Obrigada pelas dicas, vou dar uma pesquisada no mercado nesses temperos, alguns já utilizamos aqui em casa, já outros, como a páprica, nunca esperimentamos.
bjus
Ava
Nossa, já tô aqui procurando um termômetro de forno pq eu sinto que o 200º do meu é no máximo um 180º.
Boa dica dos óleos, o óleo de coco na comida aumenta mais ainda o sabor é impressionante!!! Amo demais.
Já joguei tudo os saizon em casa, agora só falta o suco de saquinho heheheheheh
Bjs miga