Se você também está no índice de pessoas que passaram a cozinhar mais nessa pandemia, este post é pra você. Mesmo que um pouco atrasado já para algumas pessoas, inclusive eu, as pessoas estão voltando “ao normal”, separei 5 Dicas para quem está cozinhando na quarentena que vão te ajudar pro resto da vida.

Cozinhando na Quarentena de forma incrível!

Para quem é novo aqui no blog, eu sou formada em Gastronomia, especializada em Garde Manger e Enologia. Trabalhei anos na área antes de ir para a Comunicação/Tecnologia só que eu saio da cozinha e a cozinha não sai de mim. Eu amo cozinhar

1. Experimente novos temperos

Dicas para quem está cozinhando na quarentena

Nem só de cebola, alho e sal vive o homem. Muito menos de Sazon e Knor (esses dois por favor tire da sua alimentação pelo bem da sua saúde).

Há todo um mundo de especiarias por aí para você experimentar nas refeições. Eu adoro misturinhas e não vivo sem açafrão, pimenta calabresa, páprica, manjericão, pimenta do reino… Cozinhando para uma ou duas pessoas, um único pacote de peito de frango pode parecer uma refeição diferente todos os dias usando um novo tempero. Há uma razão para dizerem que a variedade é o tempero da vida.

2. Conheça outros óleos

Dicas para quem está cozinhando na quarentena

Me dava uma aflição que minha mãe nunca mudou muito os temperos na comida e eu queria usar azeite para tudo, ela continua odiando mas eu amo, cozinhando só pra mim e o boy então, passei a comprar outros óleos que amo desde a especialização em Garde Manger.

Existe um mundo além do azeite de oliva extra virgem! Óleo de coco, Óleo de gergelim – AMO para fazer comida asiática e azeite de dendê são alguns dos meus favoritos! Pode comprar e testar a vontade, óleo dura anooos no armário sem estragar e é um primeiro passo simples para novas aventuras na cozinha.

3. Curta cada refeição mesmo que simples

Dicas para quem está cozinhando na quarentena

As pessoas se surpreendem quando falo de cozinho de forma muito simples mesmo sendo uma ex-Chef. Mas eu valorizo muito mais o ato de cozinhar do que fazer um super banquete elaborado todos os dias. Seu jantar pode ser apenas arroz, salada e um frango bem temperado. Não precisa de apresentação, entrada, sobremesa ou uma foto para o Instagram, apenas de temperos e amor.

4. Conheça a temperatura do seu fogão

Dicas para quem está cozinhando na quarentena
Termômetro de forno

Muita gente tem a ideia de que a chama mais alta significa apenas que sua refeição será preparada mais rapidamente. Mas afeta a comida de outras maneiras também. Fritar, ferver, refogar, saltear… São processos na cozinha que exigem atenção na altura do fogo, por isso respeite a receita.

O mesmo vale para massas e fornos. Bolo, torta, pão… Se diz 180 graus, não é 200 ou “o mais alto que tiver”, é 180 graus. Depois as coisas dão errado e acha que foi os ingredientes, a sova ou qualquer outra coisa, menos a temperatura.

A dica aqui é não confiar naquela marcação que vem no fogão e comprar um termômetro de forno que é baratinho e perfeito para você explorar novas receitas.

5. Adicione um pouco de você na receita

Dicas para quem está cozinhando na quarentena

Se você esta cozinhando na quarentena muito mais do que antes, não precisa partir para novos desafios com receitas complexas e elaboradas. Comece pelo que você já sabe e vá testando acrescentar novos sabores, no final você vai ter uma receita completamente nova!

Eu por exemplo, AMO tortas e sempre testo novos temperos na massa (como açafrão) e novos recheios (como cream cheese com alho poró). O resultado é uma receita completamente nova sempre que mudo algo. Você não precisa se limitar exatamente ao que a receita diz … na verdade, pode ser muito mais divertido quando você a usa como ponto de partida.

Aproveite e leia também: A redescoberta do cozinhar na quarentena

E como dica bônus…

Explore as comidas vegetarianas e veganas! Eu estudei muito sobre essa parte da gastronomia na especialização, afinal o Garde é basicamente vegetariano.

Não, não é necessário ter carne em todas as refeição, nem lutar por alguma causa para perceber todas as receitas diferentes que você pode fazer com uma couve-flor. Nunca duvide do poder do sabor dos ingredientes!

Espero que tenham gostado das minhas dicas e que a quarentena te faça um cozinheiro melhor ♥

Beijão