Vocês já devem ter visto por aí vários textos / listas / posts sobre a crise dos 25, né? Eu também, mas como tenho há alguns anos a “filosofia” de evitar me preocupar e viver uma vida mais leve, achei que isso era neurose. E até pode ser, mas…
A neurose bateu.
Uma mistura de “que que eu tô fazendo com a minha vida” com “o que raios eu vou fazer da minha vida” e “meu deus fulano tá tão bem no trabalho e eu aqui sem saber pra onde ir”. E vou te falar que isso aí tem um potencial destrutivo que ó…
Essa crise é diretamente relacionada à nossa mania de criar espectativas, mesmo que essas espectativas nem sejam lá planos concretos, só uma sensação de que não era pra ser assim. Comigo o que pegou foi a incerteza: há um ano eu trabalho apenas como freelancer, aí bateu o medo de que quanto mais tempo passar sem trabalhar “formalmente”, mais difícil vai ser voltar; junte isso à insegurança financeira que é não ter um trabalho fixo, ajuste o timing pra coincidir com a TPM e aprecie o desastre.
O que ajudou a me tranquilizar um pouco foi ler várias coisas sobre o assunto pra lembrar que é a minha cabeça (e a de muita gente por aí) que tá colocando uma lente de aumento em todos os problemas. Aqui tem uma lista do buzzfeed bem legal com alguns dos “sintomas” da crise dos 25 (estamos contabilizando aqui 14 itens de 20 😅).
E uma coisa super importante que eu li por aí e que não faço porque sou 300% indisciplinada com rotina é que ajuda bastante manter um diário, ou uma lista, de coisas boas que acontecem no seu dia-a-dia e pequenas conquistas. Esse reconhecimento pessoal ajuda a gente a se motivar a continuar!
Você também irá gostar de
Deixe um comentário Cancelar resposta
13 Comentários
Disclaimer
Todo o conteúdo publicado aqui no Quase Mineira e suas redes sociais, são 100% originais. Imagens retiradas da internet são devidamente creditadas ou estão linkadas na página do blogroll. É proibido copiar parcial ou total sem prévio aviso (Lei do Direito Autoral Nº 9.610 de 19/02/1998).
Se você detêm direitos autorias sobre qualquer imagem aqui no blog e deseja sua remoção, entre em contato:
Precisa ter 25 para ter crises? Tenho 22 anos e já passo por isso!
Quero tudo para ontem, quero estar bem financeiramente, quero viajar, quero trampar home office, ai vejo pessoas que tem o que eu quero e surto, porque não sei o que fazer para chegar nesse lugar, porque não sei se estou indo no caminho certo e porque tudo o que quero parece inalcançável.
Ano passado passei por uma crise muito forte relacionado a tudo isso que comentei, esse ano estou melhor, graça a Deus, estou respirando, me cobrando menos, dando um passo de cada vez, planejando as coisas de maneira mais lenta, estou vendo resultado, é só ir com calma, mas não é facil.
Espero que você consiga lidar com sua crises e driblas ela, beijos.
Oi Bruna!
Acho que não precisa não HAUAHUA eu tô exatamente como você! Esse pânico de COMO VOCÊ FAZ ISSO QUE EU QUERO FAZER E NÃO CONSIGO me pega de um jeito que eu nem sei dizer
Que bom que está conseguindo superar isso, porque realmente não faz bem pra gente né?
olha, eu nos meus 30 de crises a depressao etc já passei por varias, a gente tem que pensar sempre que vai passar… vamos nos reerguer e passar por isso
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Com certeza!
A TPM acaba com a pessoa. Boa ideia manter um diário, eu gosto de fazer listas porque acho meio chato escrever sobre meu dia. Ai quando bate a bad faço uma lista mental do pq sou boa, o que fiz de bom e como influencio as pessoas para o bem.
Que dica ótima, Ruana! Amo fazer listas, e lembrar das coisas nas quais somos boas sempre ajudam nessas crises
Sei bem como é se sentir assim, Ana. E acho super legal você escrever sobre isso, para ajudar quem também está passando/ou passou pelo problema.
Fica bem! <3 Do mesmo jeito que bate aquela bad nas horas ruins, os momentos bons e as sensações positivas sempre voltam. Não desanime!
Já estou melhor, Mari! Essas coisas são tão inconstantes né? Pelo menos pra mim elas vão e vêm de tempos em tempos.
Nossa Ana, eu já passei por essa crise e preciso dizer: vai ficar tudo bem. É só focar na gente mesmo e não ficar se comparando com os outros… isso já ajuda DEMAIS!
Pois é! O complicado é que mesmo que a gente não vá atrás de ver o que as pessoas estão fazendo e como estão, toda essa exposição que a gente tem com Facebook / Instagram meio que joga na nossa cara como os outros estão melhor, mesmo que tudo isso seja “maquiado” pra rede social
Eu tenho 22 e antes disso já tinha essas crises kkkk
Beijos,
http://www.thalitamaia.com
Eu passei por isso e vou dizer que depois da crise tá vindo o melhor período da minha vida, hahaha. <3 Fica tranquila que depois de repensar a vida e as expectativas, a gente se toca que depois dos 25 o que importa é A GENTE, a preocupação de agradar os outros vai pra último plano. Como disse Camila, foca em você, sem comparações. E tudo vai ficar bem 🙂
Que bom ouvir isso, K! HAHAH essas “crises” vem e vão super rápido pra mim, mas essa inconstância me atrapalha demais também porque parece que não ~supero~ completamente nunca ):
Mas eu sei que vai passar hahaha