As melhores escolhas de Gastronomia do Mundo são um sonho para aspirantes á Chef e depois que me formei em Gastronomia e me especializei em Garde Manger, um dos meus objetivos é fazer um intercambio em uma dessas melhores faculdades ou institutos gastronômicos espalhados pelo mundo.

Mesmo para quem ter certeza que quer se tornar Chef de Cozinha, escolher uma boa escola, que tenha o melhor curso, as melhores conexões e oportunidades de carreira, pode ser complicado. Apesar de ter uma favorita, cada uma dessas escolas são incríveis.
São tantas opções que tive que dividir o post em vários. Confira:

1 – Institute of Culinary Education (ICE)

Fundada em 1975 por Peter Kump, o Institute of Culinary Education (ICE) fica em Nova York, sempre foi considerada uma das melhores escolas de Gastronomia do mundo, graças ao seu currículo de sucesso: professores Chefs dedicados, foco claro e espirito empreendedor. A escola já ganhou diversos prêmios, sendo o mais importante o International Association of Culinary Professionals’ Awards of Excellence (que significa: somos os melhores) em 2002, 2003, 2006, 2008 e 2015.

A escola oferece cursos em diversas áreas como Arte Culinária,  Gestão Hoteleira e Confeitaria & Panificação. Os cursos são intensivos com duração de 6 à 13 meses.

Site | Facebook

2 – Culinary Institute of America at Hyde Park

A mais velha escola de Gastronomia da América, começou como uma faculdade sem fins lucrativos e hoje possui mais de 300 empresas que recrutam seus alunos. Tem sua sede localizada em Hyde Park NY, mas possui filiais em San Antonio, Texas, St. Helena, Califórnia e em Singapura.

fonte
fonte

A missão do Instituto é oferecer a melhor educação de culinária profissional do mundo, tanto que grandes nomes da gastronomia internacional se formaram lá, como Charlie PalmerGrant Achatz.

Seus cursos variam de Arte Culinária à Ciência Culinária, de associado à bacharel.

Fora que a sede deles é maravilhosa demais! Imaginem o sonho de pisar em uma escola assim?

Site | Facebook

3 – Culinary Institute of America at Greystone

CIA

Esta escola fica em um castelo de pedra em St. Helena, Califórnia e é uma das filiais da CIA de Hyde Park (a escola anterior).

Uma observação básica aqui antes de continuar: existem certificados de excelência em gastronomia, chamados ACF, de vários níveis (todos muito muito difíceis), sendo que o mais alto e o mais exigente, é chamado CMC, concedido somente após aprovação do candidato um teste intensivo de 8 dias de habilidades e conhecimentos culinários.

Seguindo a mesma missão que a escola sede, de oferecer a melhor educação em gastronomia profissional do mundo, o Instituo Greystone possui um dos maiores grupos de professores com nível AFC (é como dizer que uma faculdade aqui no Brasil, só tem professores mestres e doutores).

Ao contrário do campus Hyde Park, Greystone oferece apenas o grau Associado em Artes Culinárias, um programa de 21 meses divididos em semestres. O currículo rigoroso também inclui um estágio de 18 semanas no restaurante com a melhor nota da escola no final do segundo ano de um aluno.

Site | Facebook

4 – International Culinary Center

A escola que é sonho da minha vida estudar ♥ Foi fundada em 1984 e possui sede na cidade de Nova York e uma filial em Silicon Valley, Califórnia. Ao longos anos, a ICC tem treinado mais de 15.000 alunos e alguns deles, celebridades da área como Bobby Flay, David Chang, Dan Barber, e Christina Tosi (esta única você já deve ter visto em MasterChef).

international-culinary-center-fci-school-lawsuit-new-york-city.0

Alguns de seus cursos são Artes Culinárias, Empreendedorismo, Cake Design, Cousine Italiana e Enologia. O graduado da ICC sai com as credencias, confiança e conexões mundiais para ter um carreira de sucesso.

Juntando os seus alunos – alguns lendários como Jacques Pépin, Jacques Torres e José Andrés – a escola acumula mais de 137 estrelas Michelin, e isto é um máximo, conseguem imaginar? É como um colégio brasileiro onde 70% dos seus alunos vão pra faculdade federal todo ano.

Como as escolas de culinária geralmente não equivalem a uma universidade, a ICC têm um programa onde o aluno acumula créditos e consegue se formar na ICC e na The New School, uma universidade de Nova York.

Site | Facebook

5 – Le Cordon Bleu

Até agora você devia estar pensando: “Mas não era um post sobre as melhores escolas de gastronomia do mundo? Porque eu só vi as americanas até agora”
Realmente os Estados Unidos possuem as melhores escolas do mundo, Chefs do mundo inteiro viajam pra lá só para estudar e depois voltam para seu país para trabalhar.

As melhores escolas de Gastronomia do Mundo #01 1

A Le Cordon Bleu é uma escola cujo foco são técnicas francesas clássicas de gastronomia, já que a França é a mãe da Gastronomia., oferecendo cursos para chefs de renome mundial.
Possui campos na Europa (França, Espanha, Inglaterra e Turquia), Américas (Canadá, México, Peru e Estados Unidos), Ásia (Japão, Coréia do Sul, Tailândia, Malásia, China e Índia) e Oceania (Austrália e Nova Zelândia).

A escola oferece cursos mais rápidos e bacharelados, além de aulas online, em Arte Culinária, Hotelaria, Confeitaria, Gestão de restaurantes, etc… E nos últimos 100 anos, vem formando Chefs famosos no mundo todo, como Julia Child, Dione Lucas e Nathalie Dupree.

Site | Facebook

6 – Kendall College of Culinary Arts

Localizado em Chicago, o Kendall College é um centros mais importantes da industria de alimentos, com um programa intensivo focado em culinária internacional.

Os alunos têm a opção de estudar Arte Culinária básica, que inclui educação geral e pode ser obtido ao longo de seis trimestres acadêmicos, ou curso bacharel que segue o plano tradicional de 4 anos.

O processo de admissão em Kendall é mais fácil do que a maioria, graças em parte ao orientador de inscrições pessoais que a escola oferece.

Site




Leia também: As melhores escolas de Gastronomia do Mundo #02

Então o que acharam? Qual destas escolas – até agora – é a sua favorita?

Um beijo