Eu admiro o trabalho de muitos Chef’s brasileiros mesmo com o pouco reconhecimento que nossa gastronomia tem e alguns deles vocês já conheceram nesta séries de posts chamado ‘Conheça o Chef‘, mas não da pra negar o orgulho que tenho o trabalho do Alex Atala, o melhor Chef do Brasil.
Há aqueles que o odeiam, outros que o amam… Pessoalmente não sei em qual grupo destes estou, mas que o trabalho que o Atala faz é INCRÍVEL e ÚNICO!! Isto, mesmo quem o odeia não pode discordar!
Não conhece o Chef Alex Atala? Chega mais:
Milad Alexandre “Alex” Mack Atala, 48 anos, nasceu na cidade de São Paulo.
Dotado de um temperamento “determinado, teimoso até”, como definiu o seu pai, ele aderiu ao estilo punk rock e, com quatorze anos, deixou a a casa dos pais e começa a trabalhar como DJ no lendário clube Rose Bom Bom.
Aos dezoito anos, viajou para a Europa como mochileiro e trabalhou pintando paredes na Bélgica. Por sugestão de um amigo, fez um curso profissionalizante de gastronomia e, em seguida, trabalhou em restaurantes na Bélgica, na França e na Itália, aperfeiçoando seus conhecimentos da arte culinária. Assim, aprendeu inglês, francês e italiano.
De volta à São paulo, passou por alguns restaurantes e acabou abrindo o Namesa, em 1999, restaurante que ainda serve comidas rápidas na região dos Jardins.
Poucos meses depois, ele e mais dois sócios abriram o restaurante D.O.M. – acrônimo da locução latina Deo Optimo Maximo, cujo projeto arquitetônico é de Ruy Ohtake.
Em 1999, Atala foi eleito Chefe Revelação e o D.O.M., o Melhor Restaurante, pela revista Gula, especializada em gastronomia; em 2000, Atala foi o Melhor Chefe, e o D.O.M., o Melhor Restaurante Contemporâneo, novamente segundo a Gula. O D.O.M. foi também o Melhor Restaurante Contemporâneo, segundo a revista Veja. Em 2002, Atala foi novamente considerado o Melhor Chefe, segundo a Veja, e seu restaurante foi mais uma vez escolhido o Melhor Restaurante Contemporâneo, tanto pela Veja como pela Gula. Em 2006, o D.O.M. recebeu a classificação máxima (3 estrelas) do Guia Quatro Rodas, além de ser eleito o Chef do Ano pelo mesmo guia e pela revista Veja São Paulo.
Em 2009, o D.O.M. passou à 24ª posição na lista[5], em 2010, passou à 18ª posição, em 2011, passou à 7ª posição e, em 2012, chegou à 4ª posição.
“A gastronomia brasileira é um sonho viável.”
Hoje o D.O.M é considerado o 11° melhor restaurante do mundo pelo S. Pellegrino World´s 50 Best Restaurants e detentor de duas estrelas no prestigiado Guia Michelin, além de ser um restaurante singular, sem pretensão de ser eloquente.
Alex Atala
Facebook | Instagram | Site do Instituto ATÁ
Respostas de 17
Ultimamente tenho me interessado bastante por esse assunto, pois pretendo fazer Gastronomia.
Já vi o chefe Alex Atala, mas nunca acompanhei o trabalho dele até então.
Aliás, é um curso que você recomenda? Tenho medo de investir e me arrepender rsrs.
Beijos!
Que bacana que tu quer cursar ❤️ Eu amo esta área e antes de entrar, eu não conhecia nada e ninguém. Sobre recomendar o curso, tem vários vídeo lá no canal falando sobre a faculdade em geral ó youtube.com/c/QuaseMineira
Mas qualquer dúvida só chamar!!
Beijão
Olá Ste,
Demorei pra responder pq eu queria ver os vídeos primeiro rs.
Adorei! Ainda estou amadurecendo bastante a ideia, mas estou realmente interessada.
Seus vídeos foram bem esclarecedores pra mim!
Beijão
Opa que bom que ta gostando ❤️ Qualquer dúvida só me chamar!!
Beijão
Então, pode ser um pouco de ignorância, mas eu fui uma das que mais riu do meme do prato de camarão uns meses atrás. Eu sou muito mais o estilo da Paola, por exemplo, que faz uma cozinha real, do que um prato desses que é realidade pra 0.1% da população (e que não tem justificativa nenhuma pra custar tanto – se você colocar na conta os ingredientes e quantidade de coisa que ele usou pra ~sujar~ o fundinho do prato).
Oi Nicas ❤️
Então, não é sujar o fundo do prato do mesmo jeito que para fotografar não é apertar o botão da máquina. São anos de estudos, técnica e inovação para ele ser quem é, mesmo que a Alta Gastronomia realmente só atenda 0,1% da população mundial, não deixa de ser importante mesmo que não faça parte da nossa realidade.
Beijos
Oie Stephanie =)
Sendo eu filha de cozinheira posso dizer com toda a minha convicção que sou especialista em comer rs… em compensação só sei fazer miojo e ovo frito. Aquele ditado né, casa de ferreiro o espeto é de pau.
Adoro ver receitas, principalmente as vegetarianas e a veganas que copio e peço para mamys fazer. Cara de pau eu sei XD. Mas um dia a cozinha vai acabar me conquistando e eu evoluo do miojo para um espaguete. Quem sabe? rs…
Beijos;***
Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
@mydearlibrary
No começo eu era bem assim Ane, só miojo e olhe lá… Mas aí com a prática vai evoluindo pro espaguete xD
Beijos
Oiii,
Não estou muito por dentro da gastronomia, então não conhecia o Alex. Mas acho muito bacana todos esses pratos que eles criam *-*
Bjs e um bom Domingo!
Diário dos Livros
Siga o Twitter
Opa que bom que gostou de conhecer um pouco mais sobre ele Jéh ❣️ Beijos
É comida? Então eu aceito e elogio tbm
Só me dar um pouco hauhuahauhuaha
É comida e arte Clay ❣️
Esse homem é o Deus da cozinha!
Beijos.
http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/
SIM ❣️❣️
Não o conhecia. Não conheço muito esse ramo de gastronomia.
Ele é demais <3 Sou doida pra conhecer o D.O.M. Quero ir assim que tiver oportunidade! Fui olhar os valores e nem achei tão caro pra qualidade de tudo que é e faz.
Eu também não acho caro por ser o D.O.M eu conheci alguns dos pratos na faculdade, mas sonho em conhecer de perto o restaurante também <3