(Foto: Rubens Kato / Divulgação)
(Foto: Rubens Kato / Divulgação)

Eu admiro o trabalho de muitos Chef’s brasileiros mesmo com o pouco reconhecimento que nossa gastronomia tem e alguns deles vocês já conheceram nesta séries de posts chamado ‘Conheça o Chef‘, mas não da pra negar o orgulho que tenho o trabalho do Alex Atala, o melhor Chef do Brasil.

Há aqueles que o odeiam, outros que o amam… Pessoalmente não sei em qual grupo destes estou, mas que o trabalho que o Atala faz é INCRÍVEL e ÚNICO!! Isto, mesmo quem o odeia não pode discordar!

Não conhece o Chef Alex Atala? Chega mais:

Alex AtalaMilad Alexandre “Alex” Mack Atala, 48 anos, nasceu na cidade de São Paulo.
Dotado de um temperamento “determinado, teimoso até”, como definiu o seu pai, ele aderiu ao estilo punk rock e, com quatorze anos, deixou a a casa dos pais e começa a trabalhar como DJ no lendário clube Rose Bom Bom.

Aos dezoito anos, viajou para a Europa como mochileiro e trabalhou pintando paredes na Bélgica. Por sugestão de um amigo, fez um curso profissionalizante de gastronomia e, em seguida, trabalhou em restaurantes na Bélgica, na França e na Itália, aperfeiçoando seus conhecimentos da arte culinária. Assim, aprendeu inglês, francês e italiano.

De volta à São paulo, passou por alguns restaurantes e acabou abrindo o Namesa, em 1999, restaurante que ainda serve comidas rápidas na região dos Jardins.

Poucos meses depois, ele e mais dois sócios abriram o restaurante D.O.M. – acrônimo da locução latina Deo Optimo Maximo, cujo projeto arquitetônico é de Ruy Ohtake.
Em 1999, Atala foi eleito Chefe Revelação e o D.O.M., o Melhor Restaurante, pela revista Gula, especializada em gastronomia; em 2000, Atala foi o Melhor Chefe, e o D.O.M., o Melhor Restaurante Contemporâneo, novamente segundo a Gula. O D.O.M. foi também o Melhor Restaurante Contemporâneo, segundo a revista Veja. Em 2002, Atala foi novamente considerado o Melhor Chefe, segundo a Veja, e seu restaurante foi mais uma vez escolhido o Melhor Restaurante Contemporâneo, tanto pela Veja como pela Gula. Em 2006, o D.O.M. recebeu a classificação máxima (3 estrelas) do Guia Quatro Rodas, além de ser eleito o Chef do Ano pelo mesmo guia e pela revista Veja São Paulo.

Em 2009, o D.O.M. passou à 24ª posição na lista[5], em 2010, passou à 18ª posição, em 2011, passou à 7ª posição e, em 2012, chegou à 4ª posição.

“A gastronomia brasileira é um sonho viável.”

Hoje o D.O.M é considerado o 11° melhor restaurante do mundo pelo S. Pellegrino World´s 50 Best Restaurants e detentor de duas estrelas no prestigiado Guia Michelin, além de ser um restaurante singular, sem pretensão de ser eloquente.

Camarão com hibiscus e Mandioca soufflé
Camarão com hibiscus e Mandioca soufflé
Massa folhada, legumes ao forno e hollandaise de Tucupi
Massa folhada, legumes ao forno e hollandaise de Tucupi
Ceviche de Flores c Mel de Jatai
Ceviche de Flores c Mel de Jatai

Alex Atala
Facebook | Instagram | Site do Instituto ATÁ